sábado, 27/04/2024
InícioPolíticaProjeto de lei quer instituir serviço social nas escolas municipais

Projeto de lei quer instituir serviço social nas escolas municipais

Tramita na Câmara de Vereadores um projeto de lei que institui o Serviço Social nas escolas da rede municipal de Cuiabá. O parecer favorável pela aprovação da matéria está inclusa na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (26).

O projeto objetiva assegurar junto à Secretaria Municipal de Educação a inserção de profissionais da área da Assistência Social dentro dos espaços educacionais da Capital.
Estes profissionais atuariam no enfrentamento das problemáticas cotidianas, efetuando levantamentos de natureza social e econômica das famílias para fazer a caracterização e a identificação da população escolar.

Seu foco está no atendimento à criança e ao adolescente, para que seja assegurada sua permanência na escola, pois este público é diretamente afetado pelas mazelas sociais, manifestadas através da violência (doméstica e externa), desemprego, falta de moradias dignas, distúrbios nutricionais, analfabetismo, pobreza, prostituição infanto-juvenil e venda e consumo de drogas.

Também são premissas deste projeto de lei a elaboração e a execução de programas de orientação social e familiar, visando à prevenção da evasão escolar e à melhoria no desempenho do aluno; a elaboração e a articulação de programas específicos nas escolas com classes especiais e sala de apoio à rede sócio-assistencial; e o desenvolvimento de outras atividades pertinentes ao Serviço Social;

Segundo o autor da proposta, vereador Néviton Moraes (PTB), devem ser elaborados programas e visitas domiciliares, com o objetivo de ampliar o conhecimento acerca da realidade social e familiar do educando, possibilitando a interação e a intervenção deste profissional no âmbito escolar para uma assistência adequada à sua realidade;

Ainda, deverá ser constituída uma equipe multidisciplinar, formada por supervisores escolares, psicólogos e outros profissionais da área da saúde, que terão por finalidade a elaboração de programas que visem prevenir a violência e o uso de substâncias psicoativas (álcool / drogas ilícitas), bem como prestar esclarecimentos sobre as doenças infectocontagiosas e demais questões de saúde pública.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

14 − 11 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes