segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeProjeto lançado em 2019 pela gestão Emanuel Pinheiro atendeu 63 estudantes com...

Projeto lançado em 2019 pela gestão Emanuel Pinheiro atendeu 63 estudantes com exames de optometria

Os atendimentos prosseguem em mais uma unidade educacional da Regional Norte, a EMEB Antônia Tita, no bairro Jardim Florianópolis

No próximo dia 25 o Projeto Enxergar é Humanizar prosseguirá com os atendimentos na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antonia Tita Maciel de Campos. Os atendimento serão realizados no período da manhã, para 25 estudantes. A unidade localizada no bairro Jardim Florianópolis recebeu na última segunda-feira (18), a equipe  do projeto. No total, 50 estudantes identificados pelos professores com déficit de aprendizagem relacionados com a baixa visão passarão por exames de optometria e, se necessário, receberão gratuitamente óculos.

O Projeto Enxergar é Humanizar foi lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro em 2019 a fim de resgatar um passivo social que vem afetando o processo ensino aprendizagem dos alunos atendidos na rede pública municipal de ensino. Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020 e 2021, e está sendo retomado este mês.

Nessa primeira etapa serão entregues 110 óculos. Em duas unidades visitadas esta semana, as EMEB Dep. Ulisses Silveira Guimarães, no bairro Ouro Fino e Profª. Gracildes de Melo Dantas, no bairro Altos da Glória, ambas na Regional Norte, de 63 estudantes examinados, 44 vão precisar de óculos.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins explicou que o projeto está atendendo os estudantes do 1º ao 6º Ano, no ambiente escolar. “Os exames avaliam os estudantes e identificam aqueles com distúrbios de refração – miopias, hipermetropias e astigmatismo -, que necessitam do uso de óculos. Por meio desse exame são identificados aqueles que serão encaminhados para consulta oftalmológica”, explicou a coordenadora de Programas e Projetos, Marcela Rezende Guimarães.

O projeto será realizado nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), começando pelas unidades localizadas na Regional Norte. Em seguida serão atendidas as escolas das Regionais Sul, Leste e Oeste, conforme o andamento das consultas.

As famílias das crianças atendidas aprovaram a iniciativa. Rute Rodrigues da Silva, responsável pela Letícia de 9 anos, aluna do 4º Ano e Luana de 11 anos, aluna do 6° Ano, da EMEB Ulisses Guimarães, disse que assim que soube dos exames se apressou em levar a enteada para fazer o exame. “É ótimo. Muitas famílias tem dificuldade em levar as crianças para fazer o exame. Está sendo muito bom”, disse ela.

Vadeleize Angelo da Silva levou a neta Kawanny, 12 anos, estudante do 6° Ano. “Essa é uma oportunidade maravilhosa. Além de ser difícil fazer o exame, os óculos custam caro”, disse ele.

Após os exames e constatada a necessidade de usar óculos as crianças escolhem a armação com ajuda dos pais e da técnica responsável.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes