sábado, 27/04/2024
InícioPolíticaProjeto que propõe tratamento para alunos obesos na escola entra em votação...

Projeto que propõe tratamento para alunos obesos na escola entra em votação definitiva no 2º semestre

A rede pública estadual de ensino poderá adotar programas de combate à obesidade em crianças e adolescentes de Mato Grosso. A proposta está no projeto de lei de autoria do presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP), já aprovada em primeira votação e que deve ingressar na pauta de votação final, na volta do recesso parlamentar.
No projeto, Riva sugere que sejam estabelecidas diretrizes para o combate a obesidade do estudante da rede pública de educação. “Entendemos ser indispensável medidas para o acompanhamento da saúde de nossas crianças e adolescentes”.

Neste caso, o estudante, para se inscrever, deverá, quando menor de idade, apresentar autorização escrita de seus pais ou responsável. Uma vez cadastrado no programa, o estudante será avaliado e, diagnosticada a obesidade, receberá tratamento e acompanhamento médico gratuito.

Pelo projeto, as consultas e avaliações médicas serão prestadas dentro do estabelecimento de ensino, no qual o estudante está matriculado e sempre que existir possibilidade, a coleta dos materiais para exames laboratoriais será realizada na própria escola.

Os profissionais de saúde que acompanham o tratamento do estudante, se necessário, convidarão seus pais ou responsável para prestarem orientações indispensáveis ao sucesso do tratamento. Havendo necessidade de procedimentos cirúrgicos, com a anuência dos pais ou responsáveis, o estudante será encaminhado aos órgãos competentes.

“Estamos tentando proteger a saúde dos jovens estudantes, direito amparado pela Constituição Federal”, afirma o deputado.

Estudos realizados pela ONG Pró-Criança Cardíaca, do Rio de Janeiro, em 600 crianças e adolescentes, com idade de 6 a 18 anos, sendo a maioria acima do peso, indicaram resultados assustadores.

Do total da pesquisa, 41,6% apresentavam colesterol elevado, com altas taxas de LDL, 11,6% apresentavam taxa de triglicérides altas. O triglicéride é um tipo de gordura precursora do colesterol, que aumenta com uma alimentação rica em gorduras e carboidratos. Outros 5% dos alunos tinham glicose alta.

SID Carneiro

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes