domingo, 28/04/2024
InícioAgronegócioProjeto São Lourenço Mata Viva é reconhecido por lei como de interesse...

Projeto São Lourenço Mata Viva é reconhecido por lei como de interesse público

O Governo do estado sancionou e publicou no Diário Oficial a Lei nº 9.286, que reconhece o projeto São Lourenço Mata Viva, como de interesse público e modelo de sustentabilidade sócio ambiental e econômica.

O projeto busca o envolvimento dos proprietários rurais dos 12 municípios por onde passa o Rio São Lourenço, com a intenção de sistematizar as atividades econômicas da região e valorizar as iniciativas locais em trabalhos conjuntos entre os agricultores patronais, os agricultores familiares e os empresários.

Entre os benefícios do projeto estão a implantação de uma matriz produtiva sustentável e economicamente viável, além de cuidar da legalidade ambiental das propriedades e remunerá-las através dos Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA). O São Lourenço Mata Viva tem como base a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

O projeto abrange as cabeceiras do Rio São Lourenço que ocupam uma área de aproximadamente 750 mil hectares envolvendo os municípios mato-grossenses de Jaciara, Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Poxoréo, Guiratinga, São José do Povo, Pedra Preta, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço.

A região, localizada em pleno Cerrado, possui principalmente áreas de pastagens, lavoura de cana, soja, algodão e outras formas de produção agrícola como o plantio de seringueiras. Juntos esses municípios possuem, aproximadamente, 270 mil habitantes. A intenção da lei é fomentar a sustentabilidade para a grande, média e pequena propriedade rural.

Os autores da normativa são os deputados, José Riva (PP), Mauro Savi (PR), Percival Muniz (PPS), Wagner Ramos (PR) e Guilherme Maluf (PSDB). Eles alertam que “Mato Grosso ainda vive momento crucial, nacionalmente bombardeado como estado recordista em depredação ambiental, em virtude da continuada realização de supostos intensos e grandes desmatamentos da cobertura vegetal em áreas da Amazônia legal e no Pantanal”.

Para saber mais informações sobre o projeto São Lourenço Mata Viva acesse o site: www.brasilmataviva.com.br e conheça o movimento Brasil Mata Viva, que tem por princípio valorizar o homem do campo, com a filosofia de que ele é o principal “guardião da natureza”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

14 − treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes