segunda-feira, 29/04/2024
InícioBrasilProUni abre hoje inscrições e oferece número recorde de bolsas aos candidatos

ProUni abre hoje inscrições e oferece número recorde de bolsas aos candidatos

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni 2019) começaram nesta quinta-feira (31) para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 e pretendem concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas do Brasil. A candidatura pode ser feita pelo site do programa, até as 23h59 deste domingo (3).

Nesta edição do primeiro semestre de 2019, um número recorde de bolsas serão oferecidas pelo programa, de acordo com o Ministério da Educação. Os candidatos que se inscreverem no  ProUni 2019  poderão escolher dentre 243.888 bolsas de estudo, sendo que, 116.813 são bolsas integrais e 127.075 são parciais (50% do valor da mensalidade), distribuídas em 1.239 instituições de educação superior em todo o país.

Os estudantes que pretendem se inscrever no programa precisam ter feito o  Enem 2018  – tendo alcançado, no mínimo, 450 pontos na prova e não ter zerado a redação – e não podem ter um diploma do ensino superior. Além disso, o candidato precisa ter cursado o ensino médio completo na rede pública ou ter cursado o ensino médio, completo ou parcialmente, como bolsista na rede privada.

Deficientes físicos e professores da rede pública também têm direito a realizar inscrição no programa. O estudante precisa ainda se enquadrar nos seguintes critérios de renda: para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.497); e para bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.994).

O Ministério da Educação (MEC) decidiu alterar as datas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies deste semestre,  após o sistema do Sisu 2019 ter apresentado instabilidades na última semana . Antes da mudança, o prazo final de  inscrição  do Prouni 2019 estava previsto para esta sexta-feira (1ª).

Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro, enquanto os candidatos que passarem na segunda chamada só serão convocados duas semanas depois, no dia 20 de fevereiro. Após selecionado na primeira chamada, o candidato terá entre os dias 6 e 14 de fevereiro para comparecer na instituição de ensino escolhida, afim de comprovar as informações prestada durante a inscrição. Já aqueles chamados na segunda chamada passarão pelo mesmo processo entre os dias 20 e 27 de fevereiro.O  Prouni 2019  tem o intuito de oferecer bolsas de estudo em cursos de graduação nas instituições privadas de ensino superior do país. Os estudantes selecionados ainda têm a possibilidade de requisitar uma Bolsa de Permanência, a fim de ajudar com os custos dos estudos, e podem também usar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar a parte da mensalidade que não foi coberta pelo programa.

 *Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Último Segundo – iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

3 × 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes