terça-feira, 14/05/2024
InícioEsporteProvas de atletismo são iniciadas na II Olimpíada Inclusiva

Provas de atletismo são iniciadas na II Olimpíada Inclusiva

Corridas de 50 e 100 metros, salto em distância e arremesso de pelota. Estas foram as modalidades disputadas, na manhã desta terça-feira (22.08), na II Olimpíada Inclusiva realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande, por meio da Coordenadoria de Educação Especial. Segundo uma das coordenadoras do evento Andréa Balke, participaram das atividades de atletismo cerca de 700 crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência ou dificuldade de aprendizagem. Até o encerramento, na próxima sexta-feira (25.08), mais de 900 estudantes terão competido nas 11 modalidades esportivas.

Iniciada nesta segunda-feira (21.08), a II Olimpíada Inclusiva conta com a participação de 48 escolas municipais, duas estaduais e quatro instituições especializadas de Várzea Grande, além de outras seis da Capital e uma do município de Nossa Senhora do Livramento. A coordenadora da equipe de Educação Especial, Neide Rondon, explica que o objetivo do evento é promover a inclusão social tendo o esporte como aliado. Lembra que entre os participantes há alunos sem nenhum tipo limitação inseridos nos grupos.

“Nós estamos ganhando conhecimento. Esta é uma oportunidade singular para que nossos acadêmicos assimilem melhor o conteúdo ministrado em sala de aula e mais, que se tornem profissionais competentes e sabedores de suas responsabilidades enquanto modificadores da sociedade e responsáveis pela inclusão social”, afirma o coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário Univag, Clóvis Arantes. Assim como na primeira edição do evento, em 2005, a instituição é parceira da Secretaria. Este ano, mais de 150 acadêmicos estão sendo responsáveis pela realização e fiscalização das provas.

Se para os futuros profissionais da área, as competições são extensões do ambiente universitário, para os alunos-atletas a realização da II Olimpíada Inclusiva está sendo um momento de festa e muita alegria. “Estou gostando muito daqui, está muito animado”, comenta a aluna da 3ª série da escola municipal “Ana Francisca de Barros”, Regiane Kelly Silva Campos, 10. Ela participou nesta manhã da corrida de 50 metros. Novata em competições, diz ter treinado juntamente com a sua mãe pelas ruas do bairro onde mora.

As disputas prosseguem até sexta-feira (25.08), no Sesi Clube Cristo Rei. As disputas de futsal, natação e boliche acontecem amanhã, quarta-feira (23.08), a partir das 8 horas. Vale lembrar que todos os participantes, independente de sua colocação final, recebem medalhas de participação. Aos vencedores, troféus também serão entregues na solenidade de encerramento. Além do Centro Universitário Univag e Sesi Clube Cristo Rei, apóiam a iniciativa o supermercado Big Lar, Puríssima e ONG Moradia e Cidadania.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes