domingo, 28/04/2024
InícioPolíciaQuadro efetivo da Cadeia Pública de Nova Mutum consta apenas um policial...

Quadro efetivo da Cadeia Pública de Nova Mutum consta apenas um policial penal

Em missão para levantar informações sobre as instituições de segurança pública de Nova Mutum (MT), o deputado estadual e presidente da Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Delegado Claudinei (PSL), deparou com uma situação preocupante dentro da Cadeia Pública do município.  Ele tomou conhecimento que o quadro de pessoal da instituição consta somente um policial penal para atender 106 detentos.

O deputado soube que não há contratados de nível superior atuando na cadeia, como enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, entre outros. “Aqui tem um único policial penal de plantão e um técnico de enfermagem cedido pela prefeitura municipal. Trouxeram apoio de policiais penais de Cuiabá e Tangará da Serra para dar este suporte. A solução existe e parece que não querem ver. Tem os aprovados aguardando para serem nomeados e poderiam muito bem resolver este problema”, indigna Claudinei.

“O efetivo hoje está escasso. No plantão só tem eu. Aqui conta só 12 servidores como apoio. Nosso técnico de enfermagem é do estado, mas cedido para a Secretaria Municipal de Saúde”, explica o policial penal Geison Pedro Neponoceno que representou o diretor José Maria durante a visita do parlamentar.

Estrutura

O parlamentar tomou conhecimento que a prefeitura municipal concedeu um terreno para a construção de um novo prédio e depende apenas de um posicionamento do governo de Mato Grosso para concretizar este projeto. “Deparei com um ambiente em situação precária. Hoje, são 106 presos e o local só tem capacidade para 79, ou seja, está ultrapassada a capacidade. Este município merece um Centro de Detenção Provisória em uma área segura e, não aqui, na região central. O prédio todo sucateado, prejudicando o sistema de trabalho dos servidores”, comenta Claudinei.

Pandemia

Os reeducandos prestam serviço para uma cooperativa do município, mas devido ao período de pandemia da Covid-19, o trabalho de ressocialização com os detentos foi suspenso por tempo indeterminado, explica o policial penal Geison.

Entre os meses de julho a agosto, a Cadeia Pública do município passou por um surto com a pandemia, em que dos 106 detentos – apenas dois não foram contaminados pela doença. Todos os servidores foram testados positivo, com apenas um óbito ocorrido no dia 9 de agosto, com o policial penal Nelson Marques de Arruda, de 55 anos.

De acordo com dados da última quinta-feira (27), o Boletim Epidemiológico da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) aponta que foram 319 casos confirmados de servidores infectados pela Covid-19 e três óbitos. Em relação aos recuperandos, foram 1.168 contaminados nas unidades prisionais e duas mortes decorrentes da doença.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

11 + seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes