domingo, 28/04/2024
InícioBrasilQuinze municípios brasileiros são exemplos de prática em gestão

Quinze municípios brasileiros são exemplos de prática em gestão

Quinze municípios de todas as regiões do Brasil são agora referências nacionais em boas práticas de gestão. Em cerimônia nessa terça-feira (19) realizada em Belém, durante o 13° Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), as cidades foram premiadas com troféus e certificados aos vencedores do Concurso de Boas Práticas de Gestão.

O evento, que termina nesta quarta-feira (20), reúne gestores municipais, trabalhadores da assistência social e prefeitos de todo o País.

As cidades vencedoras foram Canoas (RS), Lapão (BA), Sapucaia do Sul (RS),Boa Vista (RR), Itaguaí (RJ),Salgado (SE), Quiterianópolis (CE), Serrana (SP), Piraquara, (PR),Campinas (SP), Aracaju (SE),Poços de Caldas (MG),Curitiba (PR) ,Belém (PA) e São Gabriel do Oeste (MS).

Ações na área de acompanhamento familiar, atendimento a pessoas em situação de rua, capacitação de trabalhadores e atualização cadastral do programa Bolsa Família são algumas das iniciativas premiadas no concurso.

A experiência de Itaguaí, por exemplo, é no acompanhamento familiar, considerado um dos desafios da assistência social. A cidade tem quase 110 mil habitantes e quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), criados em momentos diferentes.

Segundo a secretária da área no município fluminense, Maria Izabel Ribeiro, o acompanhamento de famílias beneficiárias de programas e serviços socioassistenciais “é complexo e exige uma rotina no atendimento”. Para reforçar o acompanhamento, o município construiu uma proposta unificada e estabeleceu reuniões sistemáticas com as equipes. “Percebemos uma ampliação significativa no número de famílias efetivamente acompanhadas”, disse a coordenadora geral dos Cras, Nádia Sousa.

Bolsa Família

A demanda emergente de recadastramento das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família levou a gestão municipal de Canoas a firmar uma parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, conta que dez alunos do curso de Serviço Social da Ulbra foram capacitados por gestores do município para aos territórios de maior vulnerabilidade em diferentes espaços, como Cras, escolas e entidades socioassistenciais, para recadastrar as famílias e sensibilizá-las sobre a transitoriedade do benefício. “A intenção do Bolsa Família é emancipá-las”, diz. O resultado desse esforço foi a atualização cadastral de quase 80% das famílias, em quatro meses de trabalho.

Já a cidade de Campinas (SP) recebeu o prêmio pelo seu destaque no processo de construção do protocolo de atendimento às pessoas em situação de rua dos 19 municípios da Região Metropolitana da cidade. “Todos têm direito a uma vida digna. E não é nas ruas que ela é encontrada”, defendeu a secretária municipal de assistência social de Campinas, Darci da Silva.

O protocolo conta com a abordagem social e de acolhimento, além de reinserção familiar e comunitária, fornecimento de passagens e encaminhamentos ao Ministério Público.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes