domingo, 12/05/2024
InícioMundoRaúl Castro envia mensagem para EUA na ausência de Fidel

Raúl Castro envia mensagem para EUA na ausência de Fidel

Fidel Castro foi o grande ausente do desfile militar realizado hoje em sua homenagem pelas tropas cubanas, no qual o ministro da Defesa e presidente interino, Raúl Castro, enviou uma mensagem conciliadora aos Estados Unidos, para que suas diferenças sejam resolvidas na “mesa de negociações”.
Mais de 300 mil pessoas, segundo fontes oficiais, se concentraram na emblemática Praça da Revolução de Havana para prestar homenagem a Fidel Castro por seu 80º aniversário, e comemorar os 50 anos da criação das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) com um grande desfile militar, o primeiro em uma década.

A ausência de Fidel, que deixou o poder há quatro meses devido a uma doença declarada “segredo de Estado”, frustrou muitos dos presentes, que acreditavam que hoje veriam o líder cubano à frente de suas tropas, vestindo novamente seu uniforme verde-oliva.

O ato, porém, foi presidido por Raúl Castro, que não deu explicação alguma sobre a ausência do chefe da revolução, e aproveitou a ocasião especial para fazer um gesto de aproximação com os Estados Unidos, principal inimigo da revolução cubana.

“Que esta oportunidade sirva para declarar mais uma vez nossa disposição de resolver na mesa de negociações as prolongadas diferenças entre Estados Unidos e Cuba”, disse Raúl Castro.

O ministro da Defesa condicionou a oferta à aceitação por Washington de que Cuba é um “país que não tolera máculas a sua independência e à base dos princípios de igualdade, reciprocidade, não ingerência e respeito mútuo”.

Após quase meio século de conflito “estamos dispostos a esperar pacientemente pelo momento em que predominará o bom senso na conduta dos símbolos do poder em Washington”, acrescentou.

A proposta é muito similar à feita pelo próprio Raúl Castro aos EUA em meados de agosto, poucas semanas depois de assumir provisoriamente o poder devido à doença de Fidel Castro, e coincide com o triunfo democrata nas eleições legislativas americanas, de 7 de novembro.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

18 − 11 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes