segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoReino Unido registra estagnação econômica

Reino Unido registra estagnação econômica

A economia do Reino Unido, a terceira maior da Europa, cresceu apenas 0,2% no segundo trimestre deste ano em relação ao anterior.
É mais ou menos o que os analistas esperavam, mas mostra que o país está praticamente estagnado desde setembro do ano passado.
No último trimestre de 2010, o PIB (conjunto de riquezas de um país) havia caído 0,5%. Na época, o governo culpou o inverno, um dos mais rigorosos em 100 anos e que deixou as pessoas em casa, longe das compras.
Nos primeiros três meses deste ano, cresceu 0,5%, e o governo festejou.
Agora, com 0,2%, foram apontados novos culpados: o terremoto e o tsunami no Japão (que teriam comprometido a indústria britânica, que depende de componentes japoneses), e o casamento real (que acrescentou um feriado ao calendário).
O curioso é que antes previam que o casamento poderia ajudar a economia, devido às muitas festas, aos turistas e à venda de souvenirs.
Com esse crescimento no segundo trimestre, é pouco provável que o país alcance a previsão de expansão de 1,7% no ano, que já é menor que a expectativa da Alemanha, de 3% em 2011.
A oposição culpa as políticas de austeridade e o aumento dos tributos e pediu a redução do IVA (imposto sobre o consumo), que subiu de 17,5% para 20% em janeiro.
O governo afirma que, perto de outros europeus, o Reino Unido é um porto seguro.

VAGUINALDO MARINHEIRO
DE LONDRES

F.COM/UOL

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezessete − catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes