sábado, 27/04/2024
InícioBrasilRelatório da CPI do Tráfico de Armas propõe ação entre países no...

Relatório da CPI do Tráfico de Armas propõe ação entre países no combate ao crime organizado

“Houve uma alteração da rota utilizada pelos traficantes. Eles passaram a se utilizar muito mais de rotas terrestres para a entrada de armas no País. Isso possibilitou a construção de bases operacionais no Paraguai e Colômbia”, explica o relator.

O relatório, cuja divulgação estava prevista para esta quarta-feira, deve ser lido em meados de novembro. O documento deve trazer uma radiografia das principais rotas utilizadas pelo tráfico de arma.

Ainda segundo o relator, já foram feitas reuniões com embaixadores de alguns Países da América Latina para propor uma solução conjunta para o problema. Além do tráfico de armas e drogas, o PCC atua nesses países protegendo criminosos brasileiros que se encontram nessas regiões.

Outra proposta será a tipificação do crime organizado no Brasil, ou seja, a criação de uma legislação e medidas específicas para lidar com esses casos. De acordo com o relator, não há esse tipo de legislação no Brasil. “Não temos, como na Itália, uma legislação específica. A partir disso (tipificação do crime organizado), se inicia a regulamentação do acesso de advogados dos criminosos aos presídios e outras questões”, explica Pimenta.

O relatório possui cerca de 80 propostas que envolvem desde a vigilância nas fronteiras até modificações no processo de registro de armas.

A previsão era de que o relatório final fosse votado no dia 25 de novembro, mas ambas as datas, de divulgação e votação, foram adiadas para depois das eleições. A previsão é de que a nova data seja marcada para a primeira quinzena de novembro. A CPI se encerra no dia 02 de dezembro.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes