domingo, 28/04/2024
InícioMundoResponsável por diálogo com Irã prepara viagem de Hillary ao Brasil

Responsável por diálogo com Irã prepara viagem de Hillary ao Brasil

O subsecretário de Estado dos EUA, William Burns –responsável pelas conversas com outras potências sobre as sanções ao Irã– viaja ao Brasil nesta sexta-feira para abrir caminho para a visita da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, na próxima semana, informou o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

Burns falará sobre diversos assuntos e vai “ajudar a preparar a visita da secretária de Estado”, acrescentou.

Durante a visita, Burns e Hillary, que chega ao Brasil na quarta-feira (3), discutirão, entre outros assuntos, “o caminho a ser seguido em relação ao Irã”, disse Crowley.

“Não nego que o Irã será a maior das questões discutidas com o Brasil”, explicou o porta-voz, ao ser questionado pela imprensa sobre a importância do tema nas futuras conversas.

“Acredito que as mudanças climáticas também estarão na lista, mas a ocasião será dedicada a um aprofundamento das relações e a vários assuntos bilaterais”, afirmou.

“Mas, claramente, o Brasil é uma potência emergente com um aumento de influência na região e ao redor do mundo, e nós acreditamos que junto com essa influência vem a responsabilidade”, disse.

Nuclear

Burns, o subsecretário de Estado para assuntos políticos, é o responsável por consultas entre o P5+1, o grupo internacional que luta contra a recente atitude do Irã de ativar seu programa nuclear.

O grupo é formado pelos cinco países do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, Inglaterra e França) e a Alemanha.

“Estou certo de que o subsecretário Burns aproximará o Brasil do processo do P5+1, assim como a secretária Clinton, na reunião com o presidente Lula e com o ministro das Relações Exteriores brasileiro na próxima semana”, informou Crowley.

Em uma viagem por cinco países das Américas Central e Latina, Hillary se encontra na quarta-feira (3) com o presidente Lula e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim em Brasília.

Giro

A partir do próximo domingo (28), Hillary começa uma maratona de viagens pela América Latina. No dia 1º participa da cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, Pepe Mujica, depois segue para o Chile, onde tem reuniões com a atual presidente Michelle Bachelet e seu sucessor, Sebastián Piñera.

De Santiago, Hillary viaja para o Brasil. De Brasília, a secretária de Estado vai para a Costa Rica onde será oradora no Encontro Ministerial sobre os Caminhos para a Prosperidade nas Américas e terá um encontro privado com o presidente Oscar Arias e com a presidente eleita Laura Chinchilla.

A última etapa da viagem é na Guatemala, quando Hillary deverá reunir-se com os líderes centro-americanos e com o presidente da República Dominicana, Álvaro Colom.

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes