domingo, 12/05/2024
InícioAgronegócioReunião define ações para 1ª Feira de Máquinas e Equipamentos para Agricultura...

Reunião define ações para 1ª Feira de Máquinas e Equipamentos para Agricultura Familiar

Para promover, fortalecer e divulgar a agroindústria familiar vai ser criado um projeto para a realização da 1ª Feira no Estado de Agricultura e Agroindústria Familiar com a participação de representantes de vários segmentos do setor, que estiveram reunidos na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural para a definição de ações estratégicas. Os produtos são conhecidos pela qualidade e sabor e, além disso, são garantia da sua comercialização.

No entanto, com esse objetivo, a feira irá reunir produtores para a exposição e a comercialização de máquinas, equipamentos, serviços e produtos da agricultura familiar e de assentamentos em todo o Estado. Ainda não há uma data definida para a realização do evento, mas a previsão é de que ela aconteça entre os meses de junho e agosto do próximo ano.

A ideia do projeto da feira estadual foi apresentada pelo consultor do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi e ex-prefeito de Crissiumal (RS) Walter Heck. Ele disse que a lição é que a solução nunca vem de fora, não é uma grande indústria, não é um grande projeto -, a solução está no conhecimento.

“O conhecimento do pequeno, o conhecimento da realidade local, a análise de tudo isso e o esforço para colocar em prática as medidas para a solução. Isso promove o desenvolvimento sustentável local e com essa feira muitas experiências poderão ser apresentadas, e casos de sucesso também”, concluiu.

A agricultura familiar tem uma grande e decisiva contribuição a dar, seja na oferta de alimentos, na geração de emprego e renda e na melhoria das condições de vida. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, a criação de uma comissão com representantes de diversas entidades públicas e privadas, é o ponto de partida para montar um projeto viável. “A união e o empenho de todos apresentará na feira as novas tecnologias para contribuir na diversidade produtiva da agricultura familiar do Estado e será fundamental para os pequenos produtores de todo Mato Grosso”, avaliou.

O coordenador do programa MT-Regional, Renaldo Loffi, destacou os trabalhos desenvolvidos pelas superintendências regionais, gerências das Cadeias Produtivas e dos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento. Segundo ele, são realizadas ações de governo em parceria com os municípios para ir ao encontro das demandas levantadas pelos consórcios intermunicipais.

Ainda de acordo com Renaldo Loffi, a participação dos municípios mato-grossenses na feira de produtos da agricultura familiar vai mostrar a produção de queijos, massas congeladas, embutidos, geléias, doces, temperos, conservas, sucos, pães e bolachas caseiras entre outros produtos.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM e coordenador do Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Turismo Edson Justino dos Reis disse que a entidade apóia a iniciativa e que projetos como esse ajudam no desenvolvimento dos municípios. “A feira vai agregar valor ao trabalho do pequeno produtor, ajudar na renda familiar e evitar situações como o êxodo rural”, declarou ao lembrar que o Fórum vai fortalecer o trabalho de desenvolvimento rural do Estado e trabalhar para a realização da feira”, pontuou.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Desenvolvimento Rural Neldo Egon, o secretário adjunto de Agricultura Familiar Jilson Francisco, o gerente de Desenvolvimento Econômico da Associação Mato-grossense dos Municípios Edson Justino dos Reis, superintendente da Seder, de Políticas Agrícolas Luiz Carlos Alécio e superintendente de Programas Especiais Paulo Bilego, de representantes do Indea, Sebrae, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − 2 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes