terça-feira, 14/05/2024
InícioPolíticaRiva sugere comissão com membros dos poderes para avaliar corte

Riva sugere comissão com membros dos poderes para avaliar corte

Os poderes deverão compor uma comissão para fazer um levantamento sobre a situação do Estado e detectar onde será possível cortar os gastos públicos. A iniciativa deverá resultar na reforma administrativa com a redução dos custos das atividades meio do Governo do Estado. Por sugestão do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), a comissão deverá ter um membro de cada órgão. Essa discussão foi tema da reunião ampliada que durou seis horas no Palácio Paiaguás, entre a Assembleia Legislativa, secretários de Estado e governador Silval Barbosa.

Ao considerar positivo o encontro, Riva explicou que todas as áreas foram abordadas, com destaque para as de Saúde, Infraestrutura, Ciência e Tecnologia e Secopa. Disse que fusão entre secretarias não significa necessariamente a redução dos gastos, pois conforme a pasta pode acabar tendo gastos nas atividades fim. “Sugeri a comissão com membros de todos os poderes para conhecer a atividade meio do Estado e propor uma boa reforma administrativa”.

Na oportunidade, os deputados estaduais, que mantêm contato direto com as bases e verificam os problemas de cada município, expressaram suas ideias ao governo fazendo uma radiografia de Mato Grosso. Riva lembrou que a grande reclamação ainda é pela ausência do Estado, pela falta de investimentos na ponta, no cidadão. Mas, que o Poder Legislativo não vai opinar sobre possíveis mudanças de secretários, por considerar que essa prerrogativa é do chefe do Poder Executivo e que cabe a ele fazer uma avaliação e reoxigenar o governo.

“Colocamos as dificuldades de cada pasta. Era esse o espírito da reunião”, declarou o parlamentar. À de Saúde, por exemplo, um dos maiores gargalos no Estado, já foi dada a ordem de empenho de R$ 10 milhões, dos R$ 31 milhões pendentes aos municípios. Expectativa é que até o final do ano os repasses sejam feitos em dia.

Já sobre a Secopa, Riva argumentou que o governo até então não se posicionou pela fusão com a Secretaria de Esportes e Lazer. O deputado considera que essa iniciativa deveria ter sido feita antes da criação da Secopa, que é uma secretaria extraordinária com data para encerrar as suas atividades. A época, exemplificou o deputado, poderia ser alterada para Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos da Copa.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes