segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeSaúde realiza “Campanha de Testes Rápidos”, na região do Zero KM

Saúde realiza “Campanha de Testes Rápidos”, na região do Zero KM

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande já programou três campanhas de – Teste Rápido do Projeto “P@P” profissionais do Sexo. A ação será realizada nas imediações do Posto Zero KM, boate Star Night, local que sede uma sala improvisada para a coleta do material do colo uterino (CCO), exame específico que detecta além do câncer, outras doenças sexualmente transmíssíveis (DSTs).

A campanha conta também com o teste rápido de sondagem, para chegar ao resultado do vírus positivo HIV. A equipe técnica faz a coleta a partir de uma gota de sangue, da ponta do dedo, nos profissionais do sexo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e, o resultado sai em apenas 13 minutos.

Conforme o subsecretário de Atenção Secundária, Odemir de Arruda, para 2012 estão programadas três campanhas de CCO/ Hepatite viral / Teste rápido. Em certos casos é feito também dosagem de glicemias. A ação ocorrerá sempre nas sextas-feiras, por conta do número elevado de profissionais do sexo, na localidade neste dia da semana. O horário de atendimento será das 7h às 19h. A primeira ação está programada para (27.07), a segunda (28.09) é a última do ano para (30.11).

O projeto é realizado pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em parceria com a Associação de Assistência Social, Saúde e Educação para Todos (ABASSET).

“O trabalho é de suma relevância no sentido de conscientizar; as mulheres, homossexuais e travestis da região, quanto aos riscos pelo desconhecimento do profissional do sexo – em não procurar serviços especializados, na área de saúde”, destaca o subsecretário de Atenção Secundária.

A equipe do SAE/CTA e ABASSET estarão envolvidos na maciça campanha, fazendo a preparação dos pacientes para os exames. Também orientações básicas, além de encaminhamentos, caso haja necessidade, para algum serviço de saúde especializado do município.

A campanha se dá na região, por ser local de grande concentração dos profissionais do sexo, e de fácil acesso aos pontos fixos de trabalhos dos profissionais.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

13 + seis =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes