domingo, 28/04/2024
InícioAgronegócioSecretário esclarece reserva legal e permanente nos assentamentos de VG

Secretário esclarece reserva legal e permanente nos assentamentos de VG

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Várzea Grande Zito Portela, está percorrendo os assentamentos rurais da cidade esclarecendo sobre a reserva legal e a reserva permanente. Com isso, ele espera que os assentados não tenham problemas na hora de definir as reservas e não causar danos à natureza.

Segundo ele, as reservas permanentes estão localizadas às margens dos córregos e sua extensão dependerá da largura deles. Em casos como o rio Cuiabá, são necessários 100 metros de preservação da mata nativa. “Temos o mínimo de 30 metros e em alguns casos, são necessários preservar 50”, explica.

Em relação à reserva legal, informa Portela, dependerá do bioma – cerrado, pantanal ou outras regiões. No caso do cerrado da Amazônia legal, os assentados são obrigados a preservar 35% da área. “No caso das propriedades de 25 hectares, oito devem ser separados como reserva legal. É possível também fazer a reserva coletiva”, destaca.

Portela acrescenta que a reserva legal pode ser utilizada para o plantio de culturas especiais e exploradas pelo assentado, como pequi, cambará e pupunha.

O titular da pasta assinala que uma das dificuldades sobre a reserva legal é a falta de documento que o Incra deveria providenciar, uma vez que os assentados estão lá legalmente. “É nessa documentação é que vem especificado o que pode e o que não pode plantar na reserva legal”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

17 + sete =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes