segunda-feira, 13/05/2024
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Seduc realiza balanço sobre atuação do programa “SOS Escola”

O secretário de estado de Educação, Luiz Antonio Pagot, realizou nesta semana, uma reunião com representantes das empresas Braserv Locações, Aroeira Construções e Village Energia Ambiental e trabalhadores para avaliação do programa “SOS Escola”, implantado pela atual gestão para realizar pequenos reparos nas escolas da rede estadual de ensino.

O número de escolas visitadas pelas equipes nesses primeiros oitenta dias pela equipe, segundo relatórios apresentados, foi de atendimento a 298 unidades estaduais da Capital e Interior do Estado.

Durante a reunião o secretário elogiou a equipe participante e ressaltou que os trabalhos têm que ser muito bem realizados “as equipes estão trabalhando de forma sincronizada, estamos realizando um trabalho de cidadania, a palavra de ordem para todos nós é superação, temos que quebrar barreiras e ultrapassar os limites do possível”, salientou o secretário.

A equipe do SOS funciona com 12 caminhões, sendo nove caminhões equipados para pequenos reparos e quatro caminhões-fossa. Com três profissionais em cada equipe, um pedreiro/carpinteiro, um eletricista/encanador e um motorista/ajudante. Segundo José Francisco de Souza, eletricista da equipe, “quando a gente chega nas escolas é bom ver, diretor, professores e alunos, eles recebem a nossos equipe com muito entusiasmo, eu já cheguei de ser chamado para falar para a garotada sobre a importância de preservar a escola e sobre o projeto em que estamos trabalhando, fiquei emocionado”.

Segundo o secretário Luiz Antonio Pagot “o nosso objetivo é sanar os pequenos problemas que muitas vezes impedem os alunos de terem um ano letivo normal, são pequenos reparos em portas, janelas, vidraças das escolas, luminárias, mas que resolvem problemas. Temos recebido manifestações de satisfação da maioria dos diretores, depois que o programa foi implantado e isso comprova que ele está funcionando e com eficiência”, afirmou Pagot.

Dados da Rede Física da Seduc mostram que a maioria das escolas foi construída há mais de vinte anos, “os prédios antigos que fazem parte da rede não atendem a demanda e necessidades tecnológicas do momento em que estamos vivendo na educação”, comentou o secretário adjunto de Estrutura Escolar, Ezequiel Ângelo Fonseca.

Para o secretário os dados apresentados mostram a necessidade de ampliação dos serviços oferecidos pelo “SOS Escola”. O programa vai ter desdobramentos para atender as demandas que foram detectadas pela equipe volante da Seduc. Além de outras secretarias, os Estados de Mato Grosso do Sul, Bahia e o Distrito Federal, entraram em contato com a Seduc, para saberem sobre o funcionamento e aplicabilidade do “SOS Escola”. “Acreditamos no programa e estamos recebendo a aprovação e aceitação em cada escola que o programa está visitando. Cada Estado terá que adaptá-lo a sua realidade”, salientou Pagot.

A Seduc também ofereceu esta semana, um curso sobre a parte elétrica, para os membros da equipe que compõem o programa. “Queremos capacitar todos os profissionais envolvidos no SOS, nas áreas de hidráulica e marcenaria, aumentando assim o leque de oportunidade e melhorando a desempenho profissional de cada um dos participantes”, finalizou o secretário Pagot.

BENY BIANCHI – Assessoria/Seduc

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Parmenas Alt
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