quinta-feira, 06/06/2024
InícioCidadeSeduc tem menos de 07 dias para explicar fechamento de escolas

Seduc tem menos de 07 dias para explicar fechamento de escolas

Alan Porto informou que 19 escolas passam por reordenamento visando melhorar a qualidade

 A Seduc tem sete dias para enviar a resposta ao ofício, com caráter de notificação recomendatória, encaminhado ao secretário estadual de Educação, Alan Porto, e ao governador Mauro Mendes.

A solicitação foi feita por meio do Grupo de Atuação Estratégia em Defesas de Direitos Coletivos de Educação Pública (Gaedic Educação), após audiência pública na Assembleia Legislativa realizada na última quarta-feira (25). Na oportunidade, Alan Porto informou que 19 escolas passam por reordenamento visando melhorar a qualidade e a infraestrutura para a comunidade escolar. Ele negou ainda rumores sobre o fechamento de 300 unidades estaduais afirmando se tratar de fake news.

Diante disso, o Gaedic Educação requisitou informações para que a Seduc apresente estudos sobre os impactos que esse ato trará aos estudantes da rede pública, especialmente, os riscos de lotação em outras escolas nesse período preocupante de pandemia e também sobre a possibilidade de aumento da evasão escolar”, afirmou por meio da assessoria de imprensa, a defensora pública Tathiana Franco.

Ela defende que nenhuma providência seja tomada antes de uma ampla discussão do assunto com a sociedade, incluindo as instituições de defesa da criança e do adolescente. “A DP-MT também recomendou à Secretaria que não tome nenhuma medida antes da realização de uma audiência pública para que o tema seja debatido com a sociedade e com outros órgãos de proteção à criança e ao adolescente, como é a Defensoria Pública”, afirmou.

Também foram solicitadas informações sobre estudos referentes aos impactos dessa medida para os alunos e funcionários das escolas, notadamente no que tange a evasão escolar. A Defensoria também requisitou que sejam informadas quais unidades receberão eventuais alunos e funcionários advindos das escolas fechadas, indicando número de alunos a ser acrescido a cada turma e diagnóstico de possível lotação.

Além disso, conforme a assessoria, pediu um estudo sobre o transporte público municipal para verificar a capacidade das linhas que contemplam as escolas receptoras de receber esses novos usuários com a manutenção da qualidade na prestação do serviço público em condições de regularidade, continuidade, eficiência e segurança. O Gaedic Educação recomendou ainda a realização de uma audiência pública por videoconferência para que seja ouvida a sociedade civil sobre o tema.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezessete − dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes