domingo, 28/04/2024
InícioPolíciaSejusp e MJ já capacitaram neste ano 574 pessoas em polícia comunitária...

Sejusp e MJ já capacitaram neste ano 574 pessoas em polícia comunitária

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso e o Ministério da Justiça capacitaram no primeiro semestre deste ano 574 servidores da segurança pública e líderes comunitários para o curso de promotor e multiplicador de Polícia Comunitária. Desse total, 448 são policiais militares recém-formados da última turma de inclusão de soldados da corporação.

O curso é realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, por meio Coordenadoria de Polícia Comunitária da Sejusp. As cidades de Tangará da Serra, Sinop, Cáceres, Juína, Rondonópolis, Juara e Água Boa já realizaram a capacitação dos servidores de segurança pública. A Senasp fornece os materiais didáticos enquanto a Sejusp é responsável pela infraestrutura do curso.

No curso de Promotor de Polícia Comunitária são ofertadas disciplinas como Direitos Humanos e o Serviço Policial, Relações Interpessoais e Formas de Intervenção; Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Troca de Experiências de Polícia Comunitária; e Recepção dos Discentes. Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Troca de Experiências de Polícia Comunitária, Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade; Mobilização Social e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg).

O soldado PM Edvaldo Ruzene da Silva, é um dos policiais em início de carreira que participou do curso e afirma que a capacitação o instruiu como colocar em prática a filosofia de polícia comunitária. “Nós que formamos agora queremos atuar de forma diferenciada, e encontramos essa possibilidade através desse curso, que nos ensinou como fazer um policiamento menos repressivo e mais preventivo”, falou.

o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, definiu o policiamento comunitário como o futuro de ação da polícia mato-grossense. “Não vejo melhor maneira de se fazer segurança pública do que trabalhar de forma comunitária. Acredito que Mato Grosso está à frente de muitos estados com o modelo existente de polícia comunitária, que integra diversas instituições da segurança pública como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Politec, Polícia Civil, entre outras”, disse.

Mais duas turmas serão formadas em Cuiabá neste semestre, sendo uma de multiplicador e outra de promotor. De acordo com coordenador de Polícia Comunitária, major PM Jonas Araújo, o objetivo de polícia comunitária é “capacitar os policiais para exercer a filosofia de polícia para a comunidade e multiplicar a idéia, bem como difundir essa filosofia entre os líderes de bairros, que estão cotidianamente junto população”, disse.

Os profissionais da Segurança Pública vão atuar em conjunto nas ações pró-ativas para resolução dos problemas da comunidade. A previsão é que mais de 800 servidores da segurança pública e líderes comunitários sejam capacitados até o final do ano.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − 7 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes