sábado, 27/04/2024
InícioCidadeSetecs e Metamat assinam termo de parceria para realização de curso de...

Setecs e Metamat assinam termo de parceria para realização de curso de lapidação de pedras

A Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) assinou um termo de parceria com a Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), para formação técnica de Lapidadores de Pedras Coradas. O curso dever atender a ausência de mão-de-obra qualificada no setor e fomentar a geração de emprego e renda no Estado.

A primeira turma da qualificação se inicia na próxima segunda-feira (02.08) e será voltada para as demandas oriundas do interior, regiões de intensa atividade mineradora. Em um segundo momento do projeto, deverá ser formada uma turma para atender os municípios de Cuiabá e Várzea Grande.

Com a iniciativa, a Metamat espera atender um projeto social que, em longo prazo deve organizar feiras para comercialização dos produtos confeccionados pelos alunos e auto-sustentação do projeto. Para tanto, a companhia criou um moderno laboratório de lapidação das Pedras Coradas, nome dado às pedras que possuem cor, como por exemplo, Quartzo, Opala, Ametista, Jaspe e Onix.

Os alunos já inscritos para a primeira turma serão cadastrados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), para posterior inserção no mercado de trabalho. O mesmo procedimento deve ser repetido quando houver abertura de vagas para outras turmas.

“A implementação do projeto em parceria com a Setecs foi idealizada pela Primeira Dama do Estado, Roseli Barbosa, que entendeu a importância da atividade mineradora para economia de Mato Grosso e a responsabilidade social que a mesma possui nas cidades em decadência, normalmente degradadas pelo garimpo e com pouca oferta de emprego”, disse o presidente da Metamat, João Justino Paes de Barros.

Para o secretário Jean Estevan, à frente da Setecs, o projeto cria a possibilidade de geração de empregos formais e aumento o número de pessoas capacitadas no Estado. “Esta parceria é importantíssima para a fomentação da qualificação e o exercício da sustentabilidade, pois os resíduos da mineração serão transformados em geração de renda”.

A assinatura do convênio contou também com a presença do Secretário de Trabalho e Emprego, Rodrigo Marchi, a Superintendente de Qualificação da Setecs, Rosamaria de Carvalho, o Assessor Técnico da Metamat, Wilson Menezes Coutinho e o Geólogo e Coordenador do projeto, Wanderlei Magalhães.

ARTESANATO MINERAL

A Setecs e a Metamat já desenvolveram outros ações em parceria. Em 2004, o Projeto Artesanato Mineral capacitou 28 alunos para uso correto dos maquinários e ferramentas que transformam rochas e outros minerais em peças decorativas. O curso teve carga horário de 720 horas/aulas e deu origem ao Núcleo de Artesanato Mineral do Estado no Vale do Araguaia, nas cidades de Nova Xavantina, além de duas oficinas em Poconé e Juína.

“Vale destacar que após a entrega dos certificados, todos os participantes deste curso foram imediatamente empregados pelas marmorias do Estado. A ação também deu início à formação do primeiro catálogo de Gemas Coradas da Metamat”, ressaltou o presidente da companhia mineral.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito − um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes