sábado, 27/04/2024
InícioCidadeSetembro Amarelo: Atenção com a saúde mental das crianças e adolescentes!  

Setembro Amarelo: Atenção com a saúde mental das crianças e adolescentes!  

Especialista destaca a importância da observação familiar, da empatia e da acolhida dos sentimentos  

A pandemia impactou diretamente a saúde mental das crianças e adolescentes, que tiveram suas rotinas alteradas. Foram atingidos pela tristeza, ansiedade, depressão, falta de perspectiva, frustrações e outras questões que afetam sua saúde mental. Neste mês da campanha de prevenção ao suicídio, “Setembro Amarelo”, é importante também ter atenção com os sentimentos e o comportamento dos pequenos e jovens.  

De acordo com um novo trabalho, publicado no periódico JAMA Pediatrics, pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, avaliaram dados de 29 estudos com crianças e adolescentes em diversos países e chegaram a alguns números alarmantes: um em cada quatro sofre de depressão, enquanto um em cada cinco está lutando contra a ansiedade. 

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Unic, Jaqueline Rocha, explica que a pandemia desencadeou muitas emoções nas crianças e adolescentes, mas duas ficaram evidentes: o medo e a tristeza. “Antes, a morte e o luto não era uma realidade para muitas crianças e adolescentes, cenário que mudou com a Covid-19, em que muitas desenvolveram medo de perder quem mais amava. Por sua vez, o isolamento social potencializou a tristeza”, pontua.

Em relação à tristeza, a especialista conta que é uma resposta emocional mais automática para frustração e já se encontra presente nos pequenos. “A pandemia afetou a rotina das crianças, afastando do convívio com outras crianças, familiares, e das brincadeiras.Por conta disso, muitas delas começaram a apresentar então uma certa melancolia e apatia excessiva”, detalha.   

Outro cuidado que deve ser tomado é com o uso excessivo dos recursos tecnológicos, como celular, tablet, computadores, pois podem causar prejuízo à saúde mental. “Há muitos casos de crianças e adolescentes desenvolverem ansiedade, por ficar muito tempo em frente às telas, até mesmo apresentando sinais de irritabilidade. É necessário ter cuidado para não haver uma dependência digital”, alerta. 

Além disso, o desenvolvimento da linguagem, da sociabilidade e da afetividade pode ser afetado. Existem muitos conteúdos tóxicos que podem ser consumidos por essas crianças e adolescentes, segundo a psicóloga. O mundo virtual oferece uma certa incapacidade de controle dos pais. Por isso, é muito importante estar atento ao tempo que crianças e adolescentes passam em frente a essa tela e quais informações estão consumindo, para que não prejudique a saúde mental“, sinaliza.  

Observação familiar 

Como perceber que uma criança e um adolescente estão com a saúde mental afetada? Quais os sinais? A especialista fala que é importante observar a mudança de comportamento do filho e analisar como está o nível de relacionamento social dessa criança ou adolescente. Os adolescentes que apresentam algum tipo de transtorno costumam ficar mais introspectivos, afastando-se dos seus grupos sociais e apresentando também alteração no apetite, comendo pouco ou mais vezes ao dia.  

Empatia e apoio  

Para ajudar as crianças e adolescentes que estão com a saúde mental afetada, a especialista destaca alguns pontos como a empatia e o amparo, além de ser importante a criança falar sobre seus sentimentos mesmo que seja por meio da escrita, ou de um desenho.  

Para os adolescentes, que estão em processo de construção da sua própria identidade, é preciso dar espaço para apresentarem os sentimentos e pensamentos que têm a respeito de determinado tema, assunto ou situação. A especialista explica que é importante oferecer um lar harmônico onde haja espaço para o diálogo, tornando-se um grande aliado na conservação da saúde mental dessa criança e desse adolescente.  

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze + 15 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes