quinta-feira, 16/05/2024
InícioCidadeSilval comenta campanha e abre discussão sobre desoneração no diesel

Silval comenta campanha e abre discussão sobre desoneração no diesel

Presente na solenidade de posse da nova diretoria do Sindipetróleo (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível de Mato Grosso), o governador Silval Barbosa, que assumiu o Executivo no último dia 31, teceu comentários acerca da “Campanha Transparência – Nós jogamos limpo com você”.

Lançada em 27 de março, a campanha é um protesto contra os exorbitantes impostos cobrados sobre o setor que, por sua vez, induzem o consumidor a acreditar na ideia de que o empresário tem elevados lucros. “O intuito é conscientizar a população de que a sobrecarga tributária impede o crescimento econômico e quem sofre mais são as pessoas com menor renda, além dos empresários que são taxados de bandidos. O contribuinte precisa saber que quem lucra muito mais são os governos federal e estadual”, destacou Aldo Locatelli. O empresário assumiu a presidência do Sindipetróleo nesta segunda (5), em solenidade realizada no buffet Leila Malouf, em Cuiabá.

O governador disse que reconhece a campanha e pontuou que o Executivo está de portas abertas para o diálogo com o setor de revenda de combustíveis. “Espero que chegue um tempo em que não será preciso fazer campanha”, disse Silval Barbosa. “Já fui do setor e minha família ainda atua nele. Sei das lutas dos empresários e não tem porque não conversarmos”, acrescentou.

Silval declarou que as portas do Executivo também estão abertas para estudar uma possível desoneração do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) sobre o óleo diesel. “Abrir mão de receitas requer muito cuidado, mas podemos estudar uma forma de reduzir, sim, de uma só vez ou escalonado”, discursou o governador. O chefe do Executivo espera por uma contrapartida do setor. Quer auxílio para identificar onde há sonegação e até como evitá-la.

Locatelli afirmou que está satisfeito com a repercussão da campanha e que espera que ela traga resultados concretos. Reforçou que o Sindicato não é contra a cobrança de impostos e que vai denunciar os empresários que atuam irregularmente, prejudicando toda a cadeia. “Somente defendo que seja cobrado o justo e que seja separado o joio do trigo”, ponderou.

A campanha do Sindipetróleo está expressa em 50 outdoors e banners distribuídos em Cuiabá e Várzea Grande. Consumidores também recebem panfletos informativos e não tem data para encerrar.

A diretoria, eleita em 10 de março, em chapa única, tem à frente o empresário Aldo Locatelli, que assume em substituição ao revendedor José Fernando Chaparro. “Posso afirmar que vamos defender os revendedores, sem nunca esquecer dos consumidores. Não vou aceitar que sejamos chamados de bandidos. Não vou levar desaforo pra casa. Junto com meus colegas e parceiros, vou defender nossa categoria com unhas e dentes”, avisou o novo presidente do Sindipetróleo Aldo Locatelli.

Diversas falas reafirmaram a importância do setor de revenda de combustíveis no contexto social. Fernando Chaparro fez um histórico das lutas dos postos em Mato Grosso, destacando que o fortalecimento da classe se dará por meio da união. “O Sindicato é de todos, portanto todos devem participar. Precisamos manter o espaço aberto ao diálogo, ser coerentes e solidários. Só assim teremos um setor unido e, por sua vez, forte”, ressaltou. “Desejo que Aldo tenha um mandato iluminado. Tenho certeza que ele tem competência e vigor para gerir a nossa instituição”, completou.

Locatelli lembrou que o setor de combustíveis é responsável por mais de 20% da arrecadação estadual com ICMS e que emprega cerca de 20 mil trabalhadores. “Os revendedores fazem parte de uma classe humilde e trabalhadora essencial na movimentação da economia”, avalia Locatelli.

A solenidade de posse foi prestigiada por 600 convidados. Eis alguns nomes: governador Silval Barbosa; prefeito de Cuiabá Chico Galindo; deputado federal Wellington Fagundes; deputado estadual Guilherme Maluf; e o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo; presidente do Sistema Fiemt Mauro Mendes; primeiro vice-presidente da Fiemt, Jandir Milan; ex-senador Benedito Canellas; Pedro Nadaf (Fecomércio); José Camargo Hernandes, representando o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda; e o vice-presidente executivo do Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis (Sindicom), Alísio Vaz.

Nova diretoria tem a seguinte composição:

Presidente: Aldo Locatelli (Grupo Aldo Locatelli)

1º Vice-Presidente: Paulo Eduardo Nogueira Emboava (Posto VIP – Cuiabá)

2º Vice-Presidente: João Marcelo Guimarães Fernandes Borges (P. S. Elisa – Cuiabá).

1º Secretário: Bruno Borges (Posto Santa Carmem-Cuiabá)

2º Secretário: Eduardo Piccini (Renascença Auto Posto – Cuiabá)

1º Tesoureiro: Ranmed Leite Moussa (Metropolitano Auto Posto – Cuiabá)

2º Tesoureiro: Joaquim Carvalho Moraes (Posto Ribeirinho – Cuiabá)

Suplentes de Diretoria: Jaeder Batista Carvalho (Posto Concorde Comércio de Petróleo – Cuiabá), Rodrigo dos Santos Osmar (Rede de Postos 3R – Cuiabá), Ramsés Victor Castoldi (Castoldi Park Auto Posto – Cuiabá), José Luis Demeneghi (Posto Morada-Cuiabá).

Conselho Fiscal Efetivo: Fabio Delfino de Oliveira Marques (Posto Santos Dumont – Várzea Grande), Gilberto Gomes Junior (Posto Solaris – Cuiabá), Paulo César Borghette de Melo (Posto Santa Edwiges – Cuiabá).

Suplentes do Conselho Fiscal: Felipe David Cerutti (Posto Barril – Primavera do Leste), Rodrigo Trevisan (Auto Posto Trevisan – Cuiabá) e Benedito Pedro Gonçalves (Posto Paradise – Cuiabá).

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dezoito − 13 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes