terça-feira, 14/05/2024
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Só falta homologação para primeiras obras da Copa em MT

Serão 19 intervenções de desbloqueio, para a construção de sete viadutos, seis trincheiras, reconstrução de duas pontes e a implantação de dois corredores de BRT (Bus Rapid Transit) que abrirão o leque do alargamento e duplicação de várias avenidas.

A transformação vai contemplar as cidades de Cuiabá e Várzea Grande em um processo que terá início este ano – provavelmente no mês de outubro – e seguirá até 2013, quando Cuiabá já deverá estar preparada para sediar a Copa das Confederações.

Em julho, a Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo no Pantanal), já tinha no papel todos os projetos desenvolvidos pela equipe de engenharia, baseados em estudo das necessidades para melhorar o trânsito. Em junho o carro das ações acelerou. Os projetos receberam o aval do governo federal e foram encaminhados para licitação.

Finalmente, no dia 14 de julho, saiu a primeira homologação. Trata-se do projeto de uma ponte ligando o bairro Coophema ao bairro Beira-Rio, em uma intervenção de desbloqueio para a reconstrução da ponte sobre o rio Coxipó e que será interditada nos próximos meses.

Somente após a conclusão das 19 intervenções de desbloqueio (alternativa durante interdição de via para obra de grande porte), das quais seis estão em licitação (julho/2010), terão início as grandes obras por toda a cidade. Enquanto os projetos de desbloqueio têm seu processo licitatório em Mato Grosso, as grandes obras terão sua licitação através do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), que demandará mais tempo.

Alguns projetos estão finalizados e outros ainda estão sendo discutidos em Cuiabá. Esse é o caso do BRT, que está sendo discutido e tem seu projeto ainda na prancheta. E esta é a parte mais complexa de todo o processo, já que envolverá alargamento de vias e desapropriações.

Na reta final de suas licitações, os projetos só poderão ser executados a partir de outubro, quando expiram todos os prazos recursais. Confira abaixo os projetos de desbloqueio e as obras do projeto de mobilidade de Cuiabá para a Copa:

OBRAS DE DESBLOQUEIO
(que já estão em processo de licitação)

1 – Ligação do Coophema ao Beira-Rio através de ponte (projeto homologado, só aguardando ordem de serviço);
2 – Ligação por asfalto entre a rua dos Eucaliptos e Arquimedes Peirea Lima, na Chácara dos Pinheiros;
3 – Pavimentação da avenida Itaparica até a rua Palmiro Paes de Barros (trecho próximo ao hospital Adauto Botelho);
4 – Duplicação da estrada da Guarita, em toda a sua extensão;
5 – Passagem de nível na rua Trigo de Loureiro, ligando o bairro Araés ao Consil (proximidades do Todimo Lar Center);
6 – Pavimentação da avenida Mário Palma, partindo da Miguel Sutil até a avenida Joaquim Lousada;
7 – Pavimentação entre os bairros Planalto e Belvedere (essa obra será executada pelo Estado).

Após a conclusão das intervenções de desbloqueio, a cidade estará preparada para receber as grandes obras para a Copa de 2014. Confira:

TRINCHEIRAS

1 – Trevo do Tijucal
2 – Avenida dos Trabalhadores
3 – Avenida Jurumirim
4 – Trevo do Santa Rosa
5 – Trevo do Cristo Rei
6 – Trevo do Zero Quilômetro (Várzea Grande)

VIADUTOS

1 – Trevo do Tijucal
2 – MT-040 na saída para Santo Antônio de Leverger
3 – Ligação de área da UFMT ao Jardim das Américas
4 – Rua Bela Vista (Jardim Leblon)
5 – Rua Osvaldo Correa (Despraiado)
6 – Trevo do Cristo Rei
7 – Avenida Beira-Rio 

PONTES

1 – Alargamento da ponte sobre o rio Coxipó
2 – Alargamento da Ponte Nova, sobre o rio Cuiabá

CORREDOR DE BRT

1 – Ligação entre a avenida do CPA (partindo do Comando Geral) até a avenida da FEB (aeroporto), em Várzea Grande
2 – Ligação entre a Fernando Correa (Coxipó) ao centro de Cuiabá.

Fonte: 24horasNews

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Parmenas Alt
Parmenas Alt
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