sábado, 27/04/2024
InícioPolíticaSTF pede a quebra do sigilo telefônico suspeitas no TCE

STF pede a quebra do sigilo telefônico suspeitas no TCE

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo, solicitou ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Guilherme Maluf, informações de 15 linhas telefônicas da Corte de Contas que aparecem nas investigações envolvendo os 5 conselheiros afastados.

O pedido consta na decisão do dia 12 de junho, que autorizou busca e apreensão contra os conselheiros José Carlos Novelli, Waldir Teis e Sérgio Ricardo durante a 16ª fase da Operação Ararath, denominada ‘Gerión’, na última quarta-feira.

O Ministério Público Federal (MPF) quer saber quais servidores eram responsáveis pelos números entre 2009 a março de 2016.

De acordo com a decisão, o pedido tem por base a quebra do sigilo telefônico do ex-secretário Arnaldo Alves, que revelou as ligações e mensagens de textos com tais números.

Os investigadores já sabem, por exemplo, que Sérgio Ricardo e Arnaldo Alves se comunicaram diversas vezes entre os anos de 2013 e 2014. Além disso, outros 102 contatos de voz e texto foram identificados entre Arnaldo Alves e estes 15 números cadastrados em nome do TCE.

“Acredita-se a autoridade policial, a partir das investigações já realizadas, que os contatos telefônicos estejam relacionados com a afirmação do colaborador Pedro Nadaf no sentido de que valores advindos da desapropriação do Jardim Renascer teriam sido utilizados, mediante interpostas pessoas, dentre elas Arnaldo Alves para pagamento de vantagem indevida aos conselheiros”, diz trecho da decisão.

No pedido ao TCE, o ministro deixa claro que não foi ‘apontado qualquer indício de que o atual conselheiro presidente do TCE/MT tenha algum motivo para sonegar tal informação, ou dificultar sua obtenção’.

Os investigadores querem saber se a tratativa do pagamento dos R$ 53 milhões em propina que o ex-governador Silval Barbosa alega ter pago aos conselheiros em forma de extorsão, foi tratada por esses terminais.

Com GazetaDigital

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito − 4 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes