domingo, 28/04/2024
InícioBrasilSTJ julga hoje legalidade de provas de embriaguez ao volante

STJ julga hoje legalidade de provas de embriaguez ao volante

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) julga nesta quarta-feira um recurso especial que irá definir os meios legais de prova para atestar embriaguez ao volante. O caso será julgado pela 3ª Seção, responsável pelo julgamento de recursos criminais, às 14h, com acesso livre para o público. O relator do processo é o ministro Marco Aurélio Bellizze.

Crime de homicídio: Juristas querem mais punição para quem dirige bêbado

A comprovação do estado de embriaguez voltou a ser discutido pela Justiça após a edição da Lei Seca, em 2008. Como motoristas constantemente se recusam a fazer o teste do bafômetro, o Ministério Público Federal encaminhou parecer ao STJ defendendo a legalidade de outros meios de prova, além do bafômetro, para atestar a embriaguez.

Os motoristas que não aceitam fazer o teste utilizam o argumento que a Constituição Federal resguarda as pessoas da autoincriminação, "uma vez que ninguém está obrigado a produzir provas contra si". O julgamento vai unificar o entendimento do STJ sobre o tema, pois atualmente existe divergência entre a 5ª e 6ª Turma, especializadas em direito penal. Juntas, elas formam a 3ª Seção.

Para os da 5ª Turma, o teste do bafômetro é dispensável para configurar o crime de embriaguez ao volante. Exames clínicos ou testemunhos poderiam comprovar a cena de um crime. Já a 6ª Turma considera que o bafômetro é indispensável – mesmo que estado de embriaguez possa ser comprovado com outros elementos.

IG/SP

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

onze − 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes