segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoSunitas se unem contra Al Qaeda no Iraque; ataque mata dez

Sunitas se unem contra Al Qaeda no Iraque; ataque mata dez

Nesta sexta-feira, um terrorista suicida ligado à Al Qaeda explodiu uma bomba em uma casa ocupada por um grupo insurgente que se virou contra a rede, matando dois militantes em Baqouba, ao nordeste de Bagdá.

Nos últimos dois dias, moradores de alguns distritos de Bagdá se isolaram em suas casas devido às batalhas nas ruas entre militantes da rede terrorista Al Qaeda e insurgentes sunitas rivais.

Especula-se que haja uma disputa interna por poder entre grupos sunitas se espalhando no Iraque. Na capital, tropas americanas e iraquianas invadiram o distrito de Amariyah, tomado pela violência, e impuseram um toque de recolher indefinidamente.

Oficiais iraquianos parabenizaram moradores de Amariyah por confrontarem a Al Qaeda. “Com a cooperação de moradores locais, forças de segurança do governo agora controlam o distrito de Amariyah”, disse o porta-voz do Exército do Iraque, Qassim al Moussawi.

Os militares também divulgaram sucesso em isolar a Al Qaeda na Província de Anbar, onde vários grupos sunitas se uniram para lutar contra a rede terrorista.

Apesar de a Al Qaeda ser uma organização sunita, seu confiança em lutadores estrangeiros e o extremismo religioso do grupo foram responsabilizados por alienar muitos iraquianos. Existe ainda uma competição entre a rede terrorista e grupos nacionais por influência e controle do território.

Ataque

Também hoje, ao menos dez pessoas morreram e 30 ficaram feridas em um ataque com morteiros em um distrito xiita no sudoeste de Bagdá, informaram policiais. Três casas foram severamente danificadas e sete carros ficaram destruídos durante o ataque, que ocorreu no distrito de Um al Maamlif.

Ataques com morteiros se tornaram cada vez mais comuns em Bagdá depois do início do plano de segurança americano que aumentou o número de soldados nas ruas da capital.

O plano deixou mais difícil para os militantes se movimentarem entre os bairros, aumentando as vantagens de ataques à distância.

Com Reuters e Associated Press

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

13 + 12 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes