domingo, 28/04/2024
InícioMundoSuperfície da Lua está coberta por água que poderá ser extraída, aponta...

Superfície da Lua está coberta por água que poderá ser extraída, aponta Nasa

Um novo estudo descobriu a presença de água sobre toda a extensão da superfície lunar. Isso significa que, futuramente, colônias que se estabelecerem na Lua poderão extraí-la, o que eliminaria o processo de enviar a água da Terra até o nosso satélite natural.

Para Joshua Bandfield, pesquisador do Instituto de Ciência Espacial em Boulder, no estado americano do Colorado, “nós percebemos que não importava o horário do dia, ou para qual latitude estávamos olhando, o sinal que indicava a presença de água sempre estava presente”, explicou ao portal Daily Mail sobre o novo estudo a respeito da Lua . “A presença da água parece não depender da composição da superfície, e ela sempre está por ali”.

Pesquisas anteriores já tinham detectado a presença da água, porém, o sinal indicativo da substância mudava de acordo com o dia lunar – o equivalente a quase um mês terrestre – e se concentrava nos polos.

Agora, com medições de temperatura que avaliam o reflexo da luz solar na superfície do corpo celeste, os pesquisadores acreditam que a água está presente ao longo de todo o satélite. Por mais que a descoberta seja animadora, uma nota no portal da Nasa alerta: extrair a substância com sucesso pode não ser uma tarefa fácil e requer estudos ainda mais específicos.

Tendo em vista que a água é composta por oxigênio e hidrogênio, tais elementos químicos também poderiam ser usados, após conversão, como combustíveis para foguetes e até mesmo para a respiração.

Qual a origem dessa água?

O mesmo grupo de cientistas, agora, trabalha para descobrir qual a origem da água presente na superfície lunar. Uma das hipóteses sugere que a substância pode ser criada quando ondas solares atingem o satélite e, assim, os átomos de hidrogênio presentes na onda reagem com o oxigênio das rochas lunares, criando assim o H2O.

Uma outra possibilidade estuda a possível presença da própria água em minerais que estão na Lua desde que ela foi formada, de acordo com o portal Space.com.

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes