segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoSuprema Corte do México anuncia descriminalização do aborto em todo o país

Suprema Corte do México anuncia descriminalização do aborto em todo o país

Corte diz que é ‘inconstitucional’ o sistema jurídico que penaliza a interrupção da gravidez no Código Penal Federal, pois ‘viola os direitos humanos das mulheres e das pessoas com capacidade de gerar vidas’

A Suprema Corte de Justiça do México determinou nesta quarta-feira, 6, descriminalizar o aborto, segundo mensagem difundida na rede social X (antigo Twitter). A mais alta instância judicial no país “decidiu que é inconstitucional o sistema jurídico que penaliza o aborto no Código Penal Federal, pois viola os direitos humanos das mulheres e das pessoas com capacidade de gerar vidas”, declarou o tribunal. A partir de agora, nenhuma pessoa poderá ser punida em território mexicano por decidir interromper a própria gravidez — o mesmo vale para os profissionais de saúde que realizarem o procedimento. As unidades federais de saúde, inclusive, serão obrigadas a realizá-los. Além disso, o Judiciário ordenou ao Congresso a derrubada dos impedimentos existentes na legislação do país.

*Com informações da AFP-JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

quatro × 5 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes