segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeSUS passa a oferecer terapias alternativas para a população

SUS passa a oferecer terapias alternativas para a população

O Sistema &Uacutenico de Sa&uacutede (SUS) agora oferece terapias alternativas, como medita&ccedil&atildeo, arteterapia, reiki, musicoterapia, tratamento naturop&aacutetico, tratamento osteop&aacutetico e tratamento quiropr&aacutetico.

Por meio da Pol&iacutetica Nacional de Pr&aacuteticas Integrativas e Complementares (PNPIC) , o Minist&eacuterio da Sa&uacutede reconhece oficialmente a import&acircncia das manifesta&ccedil&otildees populares em sa&uacutede e a chamada medicina n&atildeo convencional, considerada como pr&aacutetica voltada &agrave sa&uacutede e ao equil&iacutebrio vital do homem.

Os servi&ccedilos s&atildeo oferecidos por iniciativa local, mas recebem financiamento do Minist&eacuterio da Sa&uacutede por meio do Piso de Aten&ccedil&atildeo B&aacutesica (PAB) de cada munic&iacutepio.

O campo das pr&aacuteticas integrativas e complementares contempla sistemas m&eacutedicos complexos e recursos terap&ecircuticos, os quais s&atildeo tamb&eacutem denominados pela Organiza&ccedil&atildeo Mundial da Sa&uacutede (OMS) de medicina tradicional e complementar, diz nota do minist&eacuterio.

Para o diretor do Departamento de Aten&ccedil&atildeo B&aacutesica do Minist&eacuterio da Sa&uacutede, Allan Nuno, a medida ser&aacute &uacutetil para o desenvolvimento de programas para forma&ccedil&atildeo de trabalhadores e investimentos na &aacuterea.

O que a gente est&aacute colocando &eacute a possibilidade de realiza&ccedil&atildeo e registro no sistema de informa&ccedil&atildeo do minist&eacuterio para reconhecer formalmente esse tipo de procedimento no SUS e monitorar as a&ccedil&otildees, a partir disso, vamos conseguir inclusive desenvolver a&ccedil&otildees de forma&ccedil&atildeo dos trabalhadores, disse Nuno.

De acordo com o diretor, n&atildeo &eacute necessariamente o m&eacutedico que prescreve esses procedimentos. Por exemplo, a homeopatia, para voc&ecirc ser habilitado a fazer voc&ecirc pode ser m&eacutedico, enfermeiro, fisioterapeuta, professor de educa&ccedil&atildeo f&iacutesica.

Algumas terapias j&aacute eram oferecidas na categoria pr&aacuteticas integrativas, como pr&aacuteticas corporais em medicina tradicional chinesa, terapia comunit&aacuteria, dan&ccedila circular, ioga, oficina de massagem, auriculoterapia, massoterapia e tratamento termal.

De acordo com a OMS, terapia alternativa significa que ela &eacute utilizada em substitui&ccedil&atildeo &agraves pr&aacuteticas da medicina convencional, j&aacute a terapia complementar &eacute utilizada em associa&ccedil&atildeo com a medicina convencional, e n&atildeo para substitu&iacute-la. O termo integrativa &eacute usado quando h&aacute associa&ccedil&atildeo da terapia m&eacutedica convencional aos m&eacutetodos complementares ou alternativos a partir de evid&ecircncias cient&iacuteficas.

Historicamente, a gente focou muito no m&eacutedico e na alopatia. A gente tem essa cultura, sentiu qualquer coisa, procura o m&eacutedico, e ele passa um rem&eacutedio. Mas existem outras terapias reconhecidas pela ci&ecircncia que diminuem sofrimento e melhoram as condi&ccedil&otildees de sa&uacutede. A gente n&atildeo privilegiava tanto essas alternativas, e passamos agora a privilegiar mais, afirmou Nuno.

Saiba mais sobre esses tipos de terapia:

Medita&ccedil&atildeo

A palavra medita&ccedil&atildeo vem do latim meditatum, que significa ponderar. Trata-se da pr&aacutetica de concentra&ccedil&atildeo mental com o objetivo de harmonizar o estado de sa&uacutede.

Arteterapia

Faz uso da arte como parte do processo terap&ecircutico.

Reiki

A t&eacutecnica japonesa se baseia na pr&aacutetica de imposi&ccedil&atildeo das m&atildeos por meio de toque ou aproxima&ccedil&atildeo para estimular mecanismos naturais de recupera&ccedil&atildeo da sa&uacutede.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Difus&atildeo do Reiki, o m&eacutetodo &eacute um sistema natural de harmoniza&ccedil&atildeo e reposi&ccedil&atildeo energ&eacutetica que mant&eacutem ou recupera a sa&uacutede. &Eacute um m&eacutetodo de redu&ccedil&atildeo de estresse, captando, modificando e potencializando energia.

Musicoterapia

Usa a m&uacutesica e seus elementos como terapia, o som, ritmo, melodia e harmonia.

Tratamento naturop&aacutetico

&Eacute o uso de recursos naturais para recupera&ccedil&atildeo da sa&uacutede. A naturopatia encara a doen&ccedila como um processo: a preven&ccedil&atildeo, o combate das causas das doen&ccedilas e a estimula&ccedil&atildeo da inerente capacidade de cura do organismo. O m&eacutetodo valoriza a integra&ccedil&atildeo das &aacutereas da sa&uacutede, as terapias naturais, como tamb&eacutem a inata &quotsabedoria&quot do corpo humano, determinada pelos genes e a evolu&ccedil&atildeo da esp&eacutecie, para auxiliar no restabelecimento da sa&uacutede.

Tratamento osteop&aacutetico

&Eacute uma terapia manual para problemas articulares e de tecidos. A Osteopatia &eacute fundamentada no exame cl&iacutenico, por meio da anatomia, fisiologia e semiologia. Essa t&eacutecnica &eacute indicada para altera&ccedil&otildees dolorosas no sistema musculoesquel&eacutetico, como &eacute o caso das lombalgias, cervicalgias, h&eacuternias de disco, dores de cabe&ccedila e nas articula&ccedil&otildees, altera&ccedil&otildees de sensibilidade e limita&ccedil&otildees articulares.

Tratamento quiropr&aacutetico

&Eacute a pr&aacutetica de diagn&oacutestico e terapia manipulativa contra problemas do sistema neuro-m&uacutesculo-esquel&eacutetico. O objetivo do m&eacutetodo &eacute avaliar, identificar e corrigir as subluxa&ccedil&otildees vertebrais e os maus funcionamentos articulares, que podem causar irregularidades no mecanismo da coluna e na fun&ccedil&atildeo neurol&oacutegica.

Em vez de prescrever medica&ccedil&atildeo, o profissional de quiropr&aacutetica busca o funcionamento correto da mec&acircnica do corpo e a nutri&ccedil&atildeo adequada. O objetivo &eacute corrigir a causa do problema, e n&atildeo os sintomas.

Fonte: Ag&ecircncia Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes