sábado, 27/04/2024
InícioAgronegócioTemer vai acelerar venda de terras da União a assentados

Temer vai acelerar venda de terras da União a assentados

O presidente Michel Temer editou uma medida provis&oacuteria para agilizar a concess&atildeo de t&iacutetulos de dom&iacutenio para assentados e acelerar a venda de terras da Uni&atildeo para benefici&aacuterios do Programa Nacional da Reforma Agr&aacuteria. A meta de Temer &eacute entregar 280 mil documentos at&eacute o fim de seu mandato, em 2018. Ser&atildeo priorizados os assentamentos j&aacute existentes &ndash s&atildeo 9.332 mil em todo o Pa&iacutes, onde vive 1 milh&atildeo de fam&iacutelias.

A MP 759/2016, em vigor desde sexta-feira passada, 23, altera a pol&iacutetica de reforma agr&aacuteria implementada pelas gest&otildees Fernando Henrique Cardoso, Luiz In&aacutecio Lula da Silva e Dilma Rousseff. De acordo com informa&ccedil&otildees do Instituto Nacional de Coloniza&ccedil&atildeo e Reforma Agr&aacuteria (Incra), entre 2000 e 2002, a gest&atildeo tucana emitiu 62.196 t&iacutetulos e, de 2003 a 2015, os governos petistas reduziram as emiss&otildees para 22.729. Se cumprir a meta proposta, Temer expedir&aacute, em dois anos, 12 vezes mais titula&ccedil&otildees do que as gest&otildees do PT.

A proposta que ainda ser&aacute analisada pelo Congresso Nacional prev&ecirc que o assentado pague pelo lote para receber o t&iacutetulo de dom&iacutenio. Os ocupantes que ainda n&atildeo t&ecircm a titula&ccedil&atildeo e n&atildeo pagaram pelo lote ter&atildeo de regularizar o pagamento para ter a posse definitiva. Os pagamentos ser&atildeo parcelados em at&eacute dez anos, mas tamb&eacutem podem ser quitados &agrave vista. A base de c&aacutelculo ser&aacute a Planilha de Pre&ccedilos Referenciais (PPRs) do Incra, com desconto vari&aacutevel entre 20% para os lotes maiores e 60% para as &aacutereas menores. Ap&oacutes dez anos da concess&atildeo, o assentado poder&aacute negociar a terra.

A MP permite que o benefici&aacuterio ocupe cargo, emprego ou fun&ccedil&atildeo p&uacuteblica, desde que ap&oacutes sua sele&ccedil&atildeo e homologa&ccedil&atildeo. A medida mant&eacutem a proibi&ccedil&atildeo para ingresso na reforma agr&aacuteria de agentes p&uacuteblicos, mas apenas at&eacute a aquisi&ccedil&atildeo do lote. A medida libera o j&aacute assentado para, por exemplo, prestar concurso p&uacuteblico ou concorrer a cargos eletivos.

Em raz&atildeo de um ac&oacuterd&atildeo do Tribunal de Contas da Uni&atildeo (TCU), que identificou distor&ccedil&otildees na distribui&ccedil&atildeo de lotes, como agentes p&uacuteblicos entre os benefici&aacuterios, o Incra estava impossibilitado de encaminhar o processo de titula&ccedil&atildeo. Em setembro, com a suspens&atildeo do bloqueio pelo TCU, o &oacuterg&atildeo deu in&iacutecio ao levantamento das fam&iacutelias que est&atildeo aptas &agrave titula&ccedil&atildeo. Os primeiros 300 t&iacutetulos foram repassados a fam&iacutelias do Assentamento Mercedes I e II, em Tabapor&atilde, em Mato Grosso, no dia 29 do m&ecircs passado, sem a presen&ccedila do presidente.

Crit&eacuterios

&nbsp

A MP muda tamb&eacutem os crit&eacuterios de cadastro e sele&ccedil&atildeo das fam&iacutelias benefici&aacuterias, excluindo do processo a necessidade de o assentado estar acampado, o que na pr&aacutetica elimina a intermedia&ccedil&atildeo dos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), historicamente ligado ao PT. A medida foi antecipada pelo jornal&nbspO Estado de S. Paulo&nbspno dia 8 de outubro.

Fam&iacutelia mais numerosa, fam&iacutelia que reside h&aacute mais tempo no munic&iacutepio do projeto de assentamento e fam&iacutelia chefiada por mulher s&atildeo algumas das prioridades das regras para escolha dos benefici&aacuterios da reforma agr&aacuteria. Caber&aacute aos munic&iacutepios a organiza&ccedil&atildeo dos projetos de assentamento.

Al&eacutem de destoar da pol&iacutetica de reforma agr&aacuteria de seus antecessores, Temer quer transformar a titula&ccedil&atildeo de terras na marca da nova gest&atildeo do Incra &ndash ser&aacute a reforma da reforma agr&aacuteria. De acordo com o instituto, a titula&ccedil&atildeo &eacute importante por dar seguran&ccedila jur&iacutedica aos assentados, al&eacutem de possibilitar acesso a pol&iacuteticas p&uacuteblicas do governo. Com o documento, o assentado pode recorrer ao Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e a bancos p&uacuteblicos ou privados para financiar a produ&ccedil&atildeo.

Novos assentamentos

&nbsp

Segundo o Incra, a MP define tamb&eacutem as formas de aquisi&ccedil&atildeo de terras para criar novos assentamentos, embora, em momento de ajuste fiscal, a prioridade do governo seja reorganizar e regularizar os assentamentos existentes.

Neste ano, assim como em 2015, o governo federal n&atildeo adquiriu terras para novos assentamentos. Nos &uacuteltimos dias de seu governo, a presidente cassada Dilma assinou 25 decretos de desapropria&ccedil&atildeo de im&oacuteveis rurais para a reforma agr&aacuteria e regulariza&ccedil&atildeo de territ&oacuterios quilombolas, totalizando 56,5 mil hectares, mas o processo n&atildeo avan&ccedilou.

O Incra informou que os decretos assinados por Dilma n&atildeo tinham previs&atildeo or&ccedilament&aacuteria. Em 2015, a ex-presidente n&atildeo assinou nenhum decreto de desapropria&ccedil&atildeo para fins de reforma agr&aacuteria, informou o &oacuterg&atildeo, em nota. O congelamento dos recursos da reforma agr&aacuteria n&atildeo se deu no atual governo.

Segundo Alexandre Concei&ccedil&atildeo, da coordena&ccedil&atildeo nacional do MST, um decreto legislativo articulado com o governo suspendeu os decretos para atender &agrave bancada ruralista.

Com o fim do MDA (Minist&eacuterio do Desenvolvimento Agr&aacuterio), as pol&iacuteticas p&uacuteblicas do minist&eacuterio tamb&eacutem foram reduzidas, sendo transformado em uma secretaria sem estrutura e or&ccedilamento para a execu&ccedil&atildeo de pol&iacuteticas para a agricultura familiar.

Cr&iacuteticas

Em nota divulgada pelo MST, Miguel Enrique St&eacutedile, da coordena&ccedil&atildeo nacional, afirmou que a titula&ccedil&atildeo &eacute uma reforma agr&aacuteria &agraves avessas, que ampliar&aacute a concentra&ccedil&atildeo de terras.

Hoje, os benefici&aacuterios recebem a concess&atildeo do uso da terra, podendo pass&aacute-las para os filhos, mas n&atildeo podem mercantilizar porque a terra &eacute da Uni&atildeo, afirmou.

Com a titula&ccedil&atildeo, os assentados se tornam propriet&aacuterios, por&eacutem, ter&atildeo de pagar o pre&ccedilo de mercado atualizado das terras que receberam. Ou seja, o assentado vai ficar com a d&iacutevida e, sem infraestrutura para produzir, em pouco tempo vender&aacute a terra. As informa&ccedil&otildees s&atildeo do jornal&nbspO Estado de S. Paulo.ISTO&Eacute

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois × dois =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes