sábado, 27/04/2024
InícioSaúdeThe Guardian: Diarréia, vômitos, morte súbita ... o desagradável retorno da cólera

The Guardian: Diarréia, vômitos, morte súbita … o desagradável retorno da cólera

Artigo publicado nesta quarta-feira (12) pelo jornal The Guardian, de autoria de Alexandra Ossola analisa a doença cólera, erradicado por um século em algumas partes do mundo, tendo infectado 246 mil pessoas no Iêmen em oito meses.

Ela descreve o caso de Mohammad Shubo, imóvel quando conduzido a clínica, começou a experimentar diarreia e vômito naquela manhã e a noite não tinha pulso. Em um esforço para reidratá-lo rapidamente, as enfermeiras dão a Shubo um quarto de solução salina. Sua reanimação parece estranha – dentro de meia hora ele é capaz de se sentar e falar. Ele gasta os próximos dois dias no hospital para se reidratar e convalescer antes de retornar a rotina. Se Shubo tivesse chegado à clínica apenas 10 minutos depois, ele teria morrido, diz uma enfermeira.

Para aqueles que tiveram a sorte de não ver os efeitos da cólera em primeira mão, David Sack, professor de saúde internacional na Escola de Saúde Pública Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, diz que o caso de Shubo, que aparece em um documentário de 2011 de Al Jazeera, dá "Um bom resumo da força da doença". 

"A cólera é uma infecção brutal", diz Jason Harris, professor associado de pediatria no Massachusetts General Hospital

"A cólera é uma infecção brutal", diz Jason Harris, professor associado de pediatria no Massachusetts General Hospital

Alexandra afirma em seu texto que milhares de pacientes desenvolvem os mesmos sintomas que Shubo, embora nem todos tenham a sua sorte. Sack lembra um caso de Uganda em que uma mulher foi hospitalizada com sintomas de cólera, mas a equipe do hospital não a diagnosticou adequadamente, embora houvesse uma instalação de tratamento de cólera no recinto hospitalar. Ela não foi monitorada de perto e morreu de desidratação durante a noite. Casos como este nunca devem acontecer, diz Sack. Mas é claro que acontecem.

Em algumas partes do mundo, incluindo a Europa e os EUA, o cólera é tão raro que parece ter sido erradicado, afirma o texto para The Guardian. Alguns podem vê-la como uma doença do "velho mundo", mas continua a devastar comunidades em outros lugares, às vezes a proporções pandêmicas – um surto está em fúria no Iêmen, onde mais de 246.000 casos e 1.500 mortes foram relatados.

"A cólera é uma infecção brutal", diz Jason Harris, professor associado de pediatria no Massachusetts General Hospital. "Os pacientes podem passar de saudável a morte muito rapidamente com a cólera. É uma doença assustadora ".

Em meados dos anos 1800, quando a cólera varreu quase todos os continentes e matou milhares, cientistas apressaram-se a compreender a doença. Em 1854, um médico britânico, John Snow, realizou o primeiro estudo epidemiológico que determinou que a água de uma bomba na Broad Street era enrugamento dos londrinos com cólera (ele não descobriu a verdadeira razão, no entanto – no momento em que a doença era pensada para Ser espalhado por miasma, não micróbios). 

Então, em 1884, um pesquisador alemão, Robert Koch, estudou os intestinos de pacientes falecidos com cólera no Egito e na Índia, concluindo que a bactéria Vibrio cholerae, em forma de vírgula, seria a causa da doença.

Após o terremoto de 2010, por exemplo, epidemiologistas americanos concluíram que o Haiti estava em baixo risco de surto de cólera; Poucos meses depois, uma epidemia estava furiosa, em parte porque as forças de paz da ONU introduziram acidentalmente a bactéria, aponta Alexandra.

Anos de turbulência política estão alimentando a epidemia no Iêmen, ressalta. A situação é terrível – a OMS estima que cerca de 250 mil pessoas foram infectadas até o final de junho, quase duplicando estimativas anteriores com base em modelos acadêmicos. Funcionários da OMS estão trabalhando com outras organizações sem fins lucrativos e o que resta do sistema nacional de saúde para trazer tratamento para clínicas rurais para ajudar as pessoas a obterem tratamento mais rapidamente. Esta semana, o Grupo de Coordenação Internacional alocou um milhão de vacinas contra a cólera para serem enviadas para o Iêmen, informa Guardian.

"Essas estratégias, juntamente com campanhas de educação para que as pessoas em risco de cólera saibam como tratar suas águas (ferver ou usar comprimidos de cloro) podem reduzir a incidência da doença. Mas esses avanços não abordam o problema principal: falta de acesso a água limpa. Portanto, a solução para erradicar a cólera, então, não está no setor da saúde. "Sim, você precisa tratar pacientes e prevenir a morte", diz Legros. "Mas a solução a longo prazo é no setor de desenvolvimento – dando às pessoas acesso a longo prazo ao saneamento".

Existem alguns países em que isso possa ser possível em breve. Mas em outros, como Sudão do Sul e Somália, a perspectiva de trazer água potável a toda a população parece remota.

Até o dia em que todos tiverem acesso a água limpa e saneamento, os pesquisadores trabalharão para responder a mais perguntas sobre a doença. "Em lugares como o Chade ou na costa da África Ocidental, não vemos quase nenhum caso de cólera por vários anos, então de repente há um grande surto. É difícil de explicar ", diz Legros. 

"Algumas pessoas dizem que há um reservatório no ambiente que é mantido ao longo dos anos, embora não saibamos como, e de repente ele entra em erupção de novo, porém, novamente, não sabemos como". Harris também se pergunta sobre como a evolução do Vibrio A cólera pode ter afetado sua virulência e capacidade de causar pandemias.

> > The Guardian-JB

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 × um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes