segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoTropas americanas podem ficar no Iraque ao menos até 2009

Tropas americanas podem ficar no Iraque ao menos até 2009

Enquanto Washington está voltado para o debate sobre os rumos da guerra do Iraque, os comandos americanos no país já preparam um plano detalhado que prevê a permanência das tropas até, pelo menos, 2009, segundo informa uma reportagem no The New York Times nesta terça-feira, 24.

O novo plano, o qual representa uma estratégia coordenada entre as tropas americanas e as Embaixadas, sugere a restauração da segurança em diversas cidades, incluindo Bagdá, até a metade de 2008.

Chamado de “Segurança sustentável”, o projeto é um desdobramento da nova estratégia do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, de enviar novas tropas ao Iraque. Isso sinaliza, sem dúvida, um mudança na meta de transferência para o Exército iraquiano da responsabilidade pela segurança do país, relata o jornal.

A proposta surge no mesmo dia em que uma pesquisa revelou que quase 80% dos americanos consideram que Bush é inflexível demais nas suas posições sobre o Iraque.

Realizada pelo jornal The Washington Post e pela rede de televisão ABC, a pesquisa afirma ainda que os entrevistados gostariam que o Congresso decidisse uma possível retirada das tropas. A enquete revelou também que a aprovação de Bush se mantém em seus níveis mais baixos, com 33%.

O mais recente plano, que engloba a permanência por um período de mais dois anos, não explicita um aumento no contingente de tropas tampouco de prazos de retirada.

Segundo o NYT, as metas para o projeto “segurança sustentável” são bastante ambiciosas, prevendo o diálogo com insurgentes suicidas sunitas, com milícias xiitas renegadas e principalmente no sentido de unir líderes iraquianos com vizinhos sírios e iranianos.

Desenvolvido pelo general David Petraeus e pelo embaixador Ryan Crocker, o documento deve ser entregue para o secretário de Defesa Robert Gates nas próximas semanas.

Na última semana, O ex-presidente Bill Clinton criticou o governo Bush pelas falhas no Iraque, dizendo que não há sinais de um tão necessário avanço político ou diplomático. “A questão é que não há uma vitória militar aqui”, disse ele ao programa Good Morning America, da ABC.

Há uma semana, senadores republicanos bloquearam uma proposta democrata para forçar uma retirada das tropas de combate.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

dois + um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes