domingo, 09/06/2024
InícioSaúdeUFMG inaugura laboratório para pesquisa em pilha a combustível

UFMG inaugura laboratório para pesquisa em pilha a combustível

font face=”Arial” size=”1″ CYNTHIA CASTRO br br O Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugurou ontem o Laboratório de Materiais e Pilhas a Combustível. A proposta é iniciar um trabalho para a produção de energia limpa, como uma alternativa às hidrelétricas. br br Os pesquisadores desenvolverão estudos para a construção de um protótipo de pilha a combustível, que permite gerar energia alternativa a partir de reações eletroquímicas. br br A abertura do laboratório só foi possível após a assinatura de um convênio firmado em 2004. Os recursos para a construção do espaço e compra de equipamentos, R$ 2 milhões, foram disponibilizados pela Cemig. br br Em contrapartida, a UFMG oferece professores e bolsistas para as pesquisas e também a infra-estrutura de outros laboratórios a serem utilizados. Se as pesquisas chegarem a gerar patente e o protótipo começar a ser comercializado, a Cemig terá uma participação. br br ” Esse trabalho é muito importante. O dispositivo não é poluente. Para a construção de hidrelétricas, por exemplo, são necessárias grandes redes de distribuição” , comentou a professora e coordenadora Rosana Zacarias Domingues. br br De forma geral, o trabalho prevê a construção de uma espécie de pilha. Com um combustível, como o etanol ou gás natural, há a geração de energia elétrica. E, dependendo da potência, essa energia pode conseguir suprir as necessidades de uma casa, hospital ou outro lugar. br br Muitos equipamentos vieram de outros países (Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e França). Segundo Rosana, nos EUA, pesquisas como esta estão recebendo milhões de dólares. br br ” Lá, elas tiveram início há 20 ou 30 anos e até hoje não há ainda um dispositivo comercial” , disse a professora, ao informar também que uma empresa britânica pretende lançar em 2008 um dispositivo comercial. /font [O Tempo]

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

7 + 10 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes