domingo, 28/04/2024
InícioBrasilUm divórcio para cada quatro casamentos

Um divórcio para cada quatro casamentos

A cada quatro casais que disseram “sim” diante do altar no ano de 2007, um matrimônio terminava em divórcio, segundo informou um levantamento publicado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, no ano passado, o Brasil somou 916.006 registros de casamentos – 2,9% a mais do que em 2006 – e 231.329 divórcios.

Em nota o IBGE afirmou que o número de casamentos aumentou devido ao incentivo dado pelo Código Civil, renovado em 2002, como também pelas ofertas de casamentos coletivos promovidos pelas prefeituras.

Já no caso do divórcio, de acordo com o instituto, a taxa é ascendente ao longo dos anos. Entre o período de 1984 e 2007, o índice subiu 200%. Segundo o IBGE, nesse período, a taxa passou de 0,46 divórcio para cada mil habitantes para 1,49 divórcio por mil. Em números absolutos, as separações legais passaram de 30.847, em 1984, para 179.342, em 2007.

Para o IBGE, o aumento na taxa de divórcio é justificado pela “mudança de comportamento na sociedade brasileira” e também pela criação de serviços judiciais que desburocratizaram “os procedimentos de separações e de divórcios consensuais, permitindo aos cônjuges realizarem a dissolução do casamento”.

Os dados mostram também que a maior parte das separações (75,9%) foi consensual e a minoria (24,1%) não aconteceu sob consenso. Outro dado apurado pelo IBGE mostra que, para os homens, a idade média na data do primeiro casamento foi de 29 anos. As mulheres, porém, se casaram mais novas, aos 26 anos.

RdaS

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

8 − 3 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes