domingo, 28/04/2024
InícioEconomiaUnião Europeia e FMI preparam pacote de ajuda financeira à Irlanda

União Europeia e FMI preparam pacote de ajuda financeira à Irlanda

A União Europeia está finalizando planos para um possível programa de ajuda financeira à Irlanda, caso o país o solicite, segundo afirmou o comissário de Finanças do bloco, Olli Rehn, após uma reunião ministerial de emergência em Bruxelas nesta terça-feira (16)

Segundo Rehn, o plano terá “uma ênfase na reestruturação do setor bancário” da Irlanda.

A reunião de emergência de terça-feira, entre ministros e instituições financeiras dos 16 países da zona do euro, foi convocada em meio a temores nos mercados de que os países menores ligados à moeda única europeia, e em particular a Irlanda, tenham dificuldades para pagar suas dívidas.

Além da Irlanda, Espanha, Portugal e Grécia enfrentam a desconfiança sobre sua capacidade para honrar com os compromissos da dívida.

A Irlanda quer evitar as fortes condições do mecanismo aprovado após a crise na Grécia para socorrer os países do euro com problemas de financiamento, por considerar que acarretaria na diminuição de sua soberania.

Entre outras coisas, Dublin teme que seus parceiros europeus exijam que o país gere mais receita mediante a alta do imposto de sociedades, que a ilha mantém em 12,5% para atrair os investimentos de multinacionais.

Ministros das Finanças dos 27 países da União Europeia devem se reunir nesta quarta-feira (17) para discutir a questão irlandesa.

Comunicado
Um comunicado do grupo da zona do euro, após a reunião, elogiou os esforços do governo irlandês para combater o problema e “lidar com os desafios que enfrenta nas áreas orçamentária, de competitividade e do setor financeiro”.

Segundo o comunicado, o governo irlandês fará uma “consulta curta e focada” com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional para determinar a melhor maneira de prover qualquer apoio necessário.

“Confirmamos que tomaremos ações determinadas e coordenadas para salvaguardar a estabilidade financeira da área do euro, se necessário, e que temos os meios para fazer isso”, conclui o texto.

Rehn classificou o problema da Irlanda como o desafio atual mais importante, acrescentando que há “uma intensificação das preparações de um potencial programa caso seja pedido”, mas a reunião não propôs nenhuma ação concreta imediata.

Negativa
O governo da Irlanda vem negando repetidamente que pretende buscar ajuda externa. Na terça-feira, o primeiro-ministro Brian Cowen afirmou ao Parlamento local que não havia pedido ajuda financeira para pagar as dívidas e que a economia irlandesa está bem financeiramente até o próximo ano.

Segundo ele, a Irlanda está trabalhando com seus parceiros europeus para lidar com a questão da dívida, mas afirmou que seu país não era “nem imune nem único” em meio à recente crise econômica.

O presidente do Conselho da União Europeia, Herman Van Rompuy, advertiu que se o euro fracassar, a UE também fracassará.

Apesar disso, ele se disse “muito confiante” de que os atuais problemas serão superados.

O que dizem os vizinhos
As incertezas sobre o custo dos empréstimos para os governos irlandês, português e espanhol vêm crescendo nas últimas semanas.

Os juros altos dos empréstimos não são uma preocupação imediata para a Irlanda, já que o país não precisa de novos financiamentos neste ano.

Mas a questão é um problema para países como a Espanha, que pediu à Irlanda que haja rapidamente para eliminar as incertezas dos mercados.

O ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, pediu ao governo irlandês que faça a coisa certa para o euro e aceite um pacote de ajuda externa.

G1

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

oito + 20 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes