sábado, 27/04/2024
InícioBrasilUnião Européia irá importar carne de apenas 106 fazendas do...

União Européia irá importar carne de apenas 106 fazendas do Brasil

A União Européia voltou a permitir hoje importações de carne de 106 fazendas brasileiras, informou a porta-voz européia de Saúde e Proteção ao Consumidor da Comissão, Nina Papadoulaki.

“As autoridades brasileiras enviaram à Comissão (Européia, órgão Executivo da UE) uma lista provisória de 106 fazendas, com os correspondentes relatórios das auditorias, que garantem que elas cumprem todos os requisitos para importação de carne”, disse a porta-voz.

Com a nova lista aprovada, o Brasil poderá voltar imediatamente a exportar à UE carne desossada e maturada produzida nessas fazendas.

No entanto, a decisão não muda o rumo da missão de veterinários europeus que está no Brasil desde a segunda-feira passada, inspecionando os sistemas de controle sanitário de uma amostra de 30 estabelecimentos escolhidos entre os listados.

Segundo Papadoulaki, novas fazendas poderão ser incluídas na lista com base nos resultados das inspeções européias, programadas para terminar no dia 14 de março.

Proibição
A liberação de 106 fazendas acontece pouco depois da entrega à Comissão Européia (o órgão executivo da União Européia), na última sexta-feira, de uma lista de fazendas que estariam aptas para exportar carne para o bloco, preparada pelas autoridades brasileiras.

A Comissão Européia suspendeu no final de janeiro a importação de carne do Brasil.

As importações foram suspensas depois que a União Européia se negou a aceitar a lista de fazendas aprovadas pelo Brasil para vender carne ao bloco, alegando falta de acordo em torno do número de estabelecimentos listados.

A missão da FVO (Departamento de Alimentação e Veterinária da União Européia)aponta falhas no sistema brasileiro de rastreamento de gado como a principal preocupação da União Européia em relação à carne que compra do País.

técnicos europeus estiveram reunidos em Brasília com técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a seleção das fazendas a serem vistoriadas.

A partir de hoje, eles seguem para os seis Estados habilitados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Na próxima semana, chegam mais sete técnicos. A previsão é que até o dia 14 de Março eles percorrem a vistoria em cerca de 30 propriedades.

Invertia

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

vinte + 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes