quinta-feira, 23/05/2024
InícioMundoUsar armas químicas seria um 'erro trágico', diz Obama sobre Síria

Usar armas químicas seria um 'erro trágico', diz Obama sobre Síria

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou nesta segunda-feira (23) o regime do presidente sírio Bashar al-Assad de que cometerá um "erro trágico" e deverá prestar contas caso utilize armas químicas.
"Considerando o arsenal de armas químicas do regime (sírio), vamos garantir que Assad e seus assessores saibam que o mundo os assiste, e que eles deverão prestar contas perante a comunidade internacional e aos Estados Unidos caso cometam o erro trágico de usá-las", afirmou Obama em Reno (Nevada, oeste).
"Estamos trabalhando em favor de uma transição para que os sírios possam desfrutar de um futuro melhor, livre do regime de Assad", disse o presidente durante um discurso para a organização de veteranos VFM.
Na manhã desta segunda-feira, o regime sírio reconheceu pela primeira vez a posse de armas químicas e ameaçou usá-las em caso de uma intervenção militar ocidental, mas nunca contra a sua população.
O porta-voz do Pentágono, George Little, respondeu, afirmando que os sírios "não devem sequer pensar por um segundo em usar armas químicas" e descreveu essa possibilidade como "inaceitável".
"Quando as armas químicas são mencionadas na imprensa por autoridades sírias, isso levanta preocupações", disse Little. "Nós nos oporemos fortemente – e isso é um eufemismo – a qualquer discussão que tente justificar o uso dessas armas pelo regime sírio", prosseguiu.
"O governo sírio é o responsável pela segurança e armazenamento das armas químicas, e a comunidade internacional cobrará de qualquer autoridade síria que não respeitar esta obrigação", alertou no domingo o porta-voz de Obama, Jay Carney.

F: G1

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

um + treze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes