segunda-feira, 29/04/2024
InícioSaúdeUso freqüente de iPod prejudica audição de jovens, alertam médicos

Uso freqüente de iPod prejudica audição de jovens, alertam médicos

O uso freqüente de aparelhos como o iPod para escutar música, particularmente em alto volume e em ambientes com muitos ruídos, está colocando em risco a audição dos adolescentes, alerta o médico Davide Tufarelli, da Unidade de Reabilitação de Otorrinolaringologia do hospital San Raffaele Pisana, em Roma.

“Está demonstrado que bastam 100 decibéis para danificar a audição. Se o estímulo sonoro é repetido com freqüência, o dano pode tornar-se irreversível”, disse Tufarelli.

“É fundamental monitorar o sistema auditivo de crianças e adolescentes, prestando atenção aos sinais e efetuando um exame audiométrico pelo menos uma vez por ano”, diz o médico, que alertou para o aumento de distúrbios auditivos entre os pré-adolescentes.

Dados da Associação Italiana de Pesquisa sobre a Surdez (AIRS, em italiano) confirmam a gravidade do fenômeno: enquanto o número de crianças que sofrem distúrbios auditivos na faixa etária entre 0 e 3 anos é de 22 mil, aquelas que apresentam o problema entre 4 e 12 anos somam 98.200, aumentando para mais de um milhão na faixa entre 13 e 45 anos.

Em 18 de outubro, por ocasião do Dia para a Prevenção e Luta contra a Surdez, organizado pela AIRS para aumentar o nível de informação sobre prevenção de problemas auditivos, 250 consultórios de otorrinolaringologia de toda a Itália darão consultas ao público e fornecerão informações úteis para combater a surdez.

US(ANSA)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

20 − três =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes