sábado, 27/04/2024
InícioSaúdeVárzea Grande não registra casos de raiva animal após dois meses de...

Várzea Grande não registra casos de raiva animal após dois meses de campanha

O centro de Controle de Zoonozes de Várzea Grande (CCZ), órgão ligado a secretaria municipal de Saúde, comemora o sucesso da campanha de vacinação contra a raiva animal neste ano. Durante os dois meses de trabalho, o CCZ não registrou nenhum caso de animal ou pessoa contaminada com a doença, transmitida por cão ou gato.

Nos 60 dias de trabalho, encerrado na segunda-feira passada, foram vacinados 26.617 cães e 3.527 gatos. No total, são mais 30.144 animais vacinados contra a raiva – enfermidade que pode levar a óbito caso não tenha um tratamento adequado ou esteja em estágio avançado.

A diretora de Vigilância Ambiental do CCZ, Vilma Juscineide, ressalta que a campanha contra a raiva animal buscou cobrir toda a área de risco do mosquito transmissor da doença, que começa em cachorro ou gato, mas pode se estender ao homem, que tem contato direto com estes animais domésticos.

Dos 30.144 animais vacinados, a maioria foi imunizada no dia “D”, realizado no mês de setembro. Na ocasião, foram colocados 62 postos de vacinação dentro do município de Várzea Grande. Além disso, houve a campanha de casa em casa nas regiões periurbanas da cidade, ou seja, localidades mais afastadas ou zonas rurais.

“Foi um trabalho árduo, mas recompensador, já que o município está livre da raiva animal. É só a população manter os cuidados com seus animais como, por exemplo, dar banho diário, alimentação correta e aplicar regularmente remédios contra carrapatos entre outros”, assinalou a diretora do CCZ.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

4 + 10 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes