terça-feira, 14/05/2024
InícioSaúdeVárzea Grande prepara inauguração do 1° Centro de Doenças Tropicais em Mato...

Várzea Grande prepara inauguração do 1° Centro de Doenças Tropicais em Mato Grosso

Várzea Grande será mais uma vez referência no tratamento de saúde para todo o Estado. O secretário de Saúde do Município, Reinaldo Della Pasqua, confirmou a abertura do primeiro Centro de Medicina Tropical do Estado. As obras de reforma do imóvel que vai abrigar o ambulatório especializado estão concluídas e o funcionamento será iniciado ainda nesta semana. “Só falta mudar para lá”, anuncia Della Pasqua.

O imóvel está localizado na Avenida Couto Magalhães, na esquina com o banco Bradesco. A partir de agora todas as pessoas com suspeitas ou em tratamento de alguma das doenças definidas como “tropical” terão apoio neste espaço. São doenças tropicais: chagas, febre amarela, leishmaniose, malária, tuberculose e hanseníase.

Della Pasqua explica que as pessoas com suspeitas de qualquer uma dessas doenças deverão procurar as unidades de saúde mais próximas e lá os profissionais farão o encaminhamento necessário. “Capacitamos mais de 60 profissionais da nossa rede para serem multiplicadores de informações e para que possam fazer um pré diagnóstico e posterior encaminhamento”.

A superintendente técnica da secretaria de Saúde, Ely Nazário Barden, explica que esta abordagem ampliada do sistema de saúde considera as doenças tropicais crônicas, como as citadas acima. “Atualmente, a referência neste tipo de tratamento é o hospital universitário Júlio Muller, em Cuiabá”.

DEFINIÇÃO – Atualmente, essas doenças estão bastante relacionadas a fatores socioeconômicos, pois se manifestam mais nos países pobres que em sua maioria se localizam nas regiões tropicais e não têm condições de implantar medidas efetivas de controle, prevenção e tratamento. Por isso, as doenças tropicais continuam sendo um problema grave de saúde pública, especialmente se considerarmos o alto índice de mortalidade associado a elas. (do site ambientebrasil.com.br)

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

19 − um =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes