domingo, 28/04/2024
InícioMundo‘Verdadeiro crime de guerra’, critica chefe da diplomacia da União Europeia sobre...

‘Verdadeiro crime de guerra’, critica chefe da diplomacia da União Europeia sobre ataques russos na Ucrânia

Na quinta-feira, 23, e sexta-feira, 24, os 27 países do bloco europeu vão decidir se a Ucrânia poderá ou não ser candidata

O chefe da diplomacia da  União Europeia (UE) , Josep Borrell, afirmou que a Rússia comete um “verdadeiro crime de guerra” ao bloquear as exportações de cereais e grãos da Ucrânia. Já o presidente da ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou os russos de fazerem a África de “refém” ao bloquear as exportações de grãos. “A África é refém de quem começou a guerra contra nosso Estado”, disse o mandatário em um discurso por videoconferência diante da União Africana (UA), lamentando que o nível “injusto” dos preços dos alimentos “provocado pela guerra russa […] está sendo notado dolorosamente em todos os continentes”. No entanto, a porta-voz da diplomacia da Rússia, Maria Zajarova, garantiu que a possibilidade de fome “é culpa dos regimes ocidentais, que atuam como provocadores e destrutores”. Às vésperas da decisão da UE de discutirem a candidatura da Ucrânia ao bloco, a Rússia intensificou, nesta segunda-feira, 20, os ataques no território ucraniano..

Com a intensificação dos ataques e os preços dos alimentos subindo, a Alemanha organiza, na sexta-feira, 24, uma reunião internacional sobre o assunto. O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, vai participar do encontro. Além disso, na quinta-feira, 23, e no dia seguinte, os 27 países da UE vão decidir se a Ucrânia poderá ou não ser candidata ao bloco europeu. O resultado deverá ser unânime. O presidente ucraniano, Zelensky disse, nesta segunda-feira, 20, que “começa uma semana realmente histórica”. Segundo ele, a intensificação dos ataques era esperado durante este período. “Nossa exército resiste”, disse. A Presidência da Ucrânia informou que, nesta manhã, houve aumento dos bombardeios na região de Kharkiv e dos ataques em Donetsk. Ao todo, uma pessoa morreu e sete ficaram feridos.

No Telegram, o governador da península da Crimeia, Serguey Akyonov, nomeado pela Rússia após a anexação da Crimeia em 2014, acusou as forças ucranianas de terem atacado plataformas de perfuração de petróleo no mar da Crimeia. “Nesta manhã, o inimigo atacou as plataformas de perfuração da Chernomorneftegaz”, comentou. “Confirmamos que há três feridos e sete desaparecidos e garantimos que a busca continua”, acrescentou.

*Com informações da AFP-JovemPan

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

catorze − catorze =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes