terça-feira, 14/05/2024
InícioCidadeVereador Ivan propõe criação do Programa de Prevenção à Gravidez Precoce em...

Vereador Ivan propõe criação do Programa de Prevenção à Gravidez Precoce em Cuiabá

“A gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e econômicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade, limitando ou adiando as possibilidades de desenvolvimento e engajamento dessas jovens na sociedade”. Para minimizar este problema, o vereador Ivan Evangelista propõe a criação em Cuiabá do Programa de Prevenção à Gravidez Precoce, destinado ao atendimento de adolescentes grávidas.

Ivan explica que a propositura visa trabalhar a conscientização dos adolescentes quanto ao planejamento familiar ou reprodutivo e resgatar esta faixa etária para a cidadania através de uma atenção especializada, que contará com profissionais de assistência social, agentes de saúde e a comunidade. “A iniciativa tem como objetivo orientar crianças e adolescentes quanto aos riscos de contraírem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e evitarem uma gravidez precoce”.

Segundo ele, o Programa de Gravidez Precoce será realizado através de campanhas educativas com divulgação de todos os serviços disponíveis oferecidos pelas unidades de saúde, educação sexual, orientação quanto a métodos anticoncepcionais que não coloquem em risco a saúde das pessoas e contará com a distribuição de preventivos e implantes de anticoncepcionais, de acordo com o que o médico prescrever para cada caso.

“A idéia é oferecer educação e orientação sexual aos adolescentes, ações preventivas, planejamento familiar, conscientização e responsabilidades na gestação e maternidade, além de fornecer apoio médico, psicológico e assistência social às gestantes adolescentes e seus bebês”, ressalta Ivan.

O parlamentar socialista destaca que “a atividade sexual na adolescência tem iniciado cada vez mais cedo, com conseqüências indesejáveis imediatas, como o aumento da freqüência de doenças sexualmente transmissíveis nessa faixa etária, e gravidez, muitas vezes também indesejável e que, por isso, pode acabar em aborto”

Educação – O objetivo do vereador do PPS é criar ações preventivas, visando a preparação, de forma educativa, das adolescentes grávidas e daquelas que já iniciaram atividades sexuais. “Junto à prevenção, deve-se adotar medidas educativas de orientação e auxílio e de assistência às menores grávidas, oferecendo noções importantes de planejamento familiar. Assim, pode-se evitar novas gestações sem planejamento”.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

seis − quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes