terça-feira, 14/05/2024
InícioCidadeVereador requer da prefeitura de Cuiabá providências para corrigir aumento irregular de...

Vereador requer da prefeitura de Cuiabá providências para corrigir aumento irregular de IPTU

Por meio de requerimento apresentado na Câmara, o vereador Lúdio Cabral (PT) questiona procedimento da prefeitura ao cobrar IPTU com aumento baseado em ampliação da metragem de imóveis que não ocorreram. Casos como o do condomínio residencial localizado no bairro Despraiado, onde o imposto cobrado subiu de R$ 191 para R$ 450, de 2008 para 2009.

O aumento não poderia ser aplicado, pois os imóveis não foram ampliados desde sua construção. E a planta genérica do IPTU aprovada pela Câmara no final do ano passado manteve para 2009 o mesmo valor do m² aplicado em 2008.

Lúdio lembrou ainda que a alíquota do IPTU também não foi alterada. O último aumento foi em 2005, mas não chegou a entrar em vigor, pois o prefeito recuou do aumento depois forte pressão popular que resultou no primeiro projeto de Lei de Iniciativa Popular da história de Mato Grosso.

” Esses problemas detectadas não são isolados, há outros registros. Isso deve pôr em alerta todo o procedimento de recadastramento dos imóveis feito pela prefeitura. “, afirma Lúdio,

O vereador solicita medidas urgentes para corrigir o sistema de dados, pois caso contrário poderá ocorrer distorções e cobrança irregulares também nos próximos anos.

Nos casos já identificados o prejuízo segundo Lúdio atinge o contribuinte que precisa requerer revisão da cobrança e gastar seu tempo para comprovar a irregularidade do aumento, e também a própria prefeitura que deixa de arrecadar durante a campanha de desconto, o IPTU daquele imóvel.

No requerimento Lúdio solicita informações sobre a metodologia utilizada para identificação do tamanho dos imóveis, quando foi realizado o cadastramento das áreas e a relação das localidades onde já foram identificados erros, além de cobrar medidas efetivas para sanar o problema.

Edna Pedro

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 + 11 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes