segunda-feira, 29/04/2024
InícioGeralYPFB e Petrobras tentarão alcançar acordo sobre preço do gás boliviano

YPFB e Petrobras tentarão alcançar acordo sobre preço do gás boliviano

A estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e a Petrobras tentarão alcançar amanhã um acordo sobre o preço do gás que a Bolívia exporta para o Brasil.

Este anúncio foi feito hoje pelo presidente-executivo da YPFB, Juan Carlos Ortiz, que confirmou a realização da reunião entre representantes das duas empresas na cidade de Santa Cruz, após os sucessivos adiamentos dos últimos meses.

Durante a inauguração de uma exposição fotográfica em La Paz, que repassa os quase 70 anos da petrolífera boliviana, Ortiz disse que as negociações com a Petrobras sempre foram “positivas e tendentes à busca de soluções”.

Em meio à nacionalização dos hidrocarbonetos patrocinada pelo presidente boliviano, Evo Morales, a Petrobras chegou a um acordo com a YPFB no dia 28 de outubro para continuar operando na Bolívia, mas a questão do preço do gás e a situação de suas refinarias ficou em aberto.

O Brasil compra atualmente da Bolívia cerca de 26 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, o que equivale a praticamente a metade de seu consumo.

Morales deseja alcançar um aumento significativo do preço do combustível que exporta para o Brasil, atualmente de US$ 4 por milhão de unidade térmica britânica (UTB), US$ 1 a menos que a tarifa paga pela Argentina.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

três × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes