domingo, 28/04/2024
InícioMundoAfeganistão: Obama diz confiar no sucesso da guerra

Afeganistão: Obama diz confiar no sucesso da guerra

O presidente americano, Barack Obama, pronunciou na madrugada desta quinta-feira o esperado discurso do Estado da união, e afirmou estar confiante do sucesso da guerra contra os militantes do grupo islâmico Taleban no Afeganistão. Horas antes da reunião internacional sobre o Afeganistão, em Londres, no Reino Unido, Obama repetiu ainda que a guerra é uma tarefa também dos aliados.

Em discurso marcado pela economia, Obama pede unidade ao Congresso

Assunto que normalmente ocupa amplo espaço nos discursos de Estado da União, a guerra contra o terror teve desta vez um destaque menor, ocupando a parte final de um pronunciamento marcado por promessas de recuperação econômica.

“No ano passado, centenas de militantes da [rede terrorista] Al Qaeda e afiliados, incluindo muitos líderes, foram capturados ou mortos, muitos mais do que em 2008. No Afeganistão, estamos aumentando nossas tropas e treinando as forças de segurança para que possam começar a assumir a liderança em julho de 2011, e nossas tropas possam voltar para casa”, disse Obama, justificando os motivos de sua confiança em uma vitória.

“Haverá dias difíceis pela frente, mas tenho confiança de que teremos êxito”, disse.

Obama revelou uma nova estratégia para o Afeganistão no ano passado, após meses de reuniões com conselheiros e a alta cúpula de seu governo. Na época, Obama anunciou o envio de 30 mil militares adicionais para reverter o aumento da atividade dos militantes talebans. Em contraponto, falou ainda que investirá no treinamento das forças afegãs e em um reforço civil para a reconstrução e desenvolvimento do país.

Os comentários de Obama vêm horas antes da conferência de 60 países sobre o Afeganistão. O encontro tem como objetivo estabelecer os parâmetros para a estabilização do país asiático, o que pode incluir um acordo com a ala moderada do Taleban.

Iraque

O presidente americano falou ainda sobre a Guerra do Iraque e afirmou que “está próxima do seu fim”. Ele lembrou que começará em agosto a saída dos militares americanos, em uma operação de retirada que deve se encerrar em 2011.

“Conforme fortalecemos nossa luta contra a Al Qaeda, estamos deixando o Iraque para seu povo de maneira responsável”, afirmou o presidente. “Mas não se enganem: esta guerra está acabando, e todas as nossas tropas estão voltando para casa”, destacou Obama, muito aplaudido pelos presentes.

O presidente renovou sua promessa de que todas as tropas de combate americanas deixarão o Iraque até o fim de agosto de 2010, mais de sete anos depois da invasão comandada pelos EUA, que derrubou o ditador Saddam Hussein.

“Ajudaremos o governo iraquiano quando eles organizarem suas eleições, e continuaremos a apoiar o povo iraquiano a promover a paz e a prosperidade na região”, acrescentou Obama.

Em seguida, o presidente explicou como mudou o foco militar americano do Iraque para o Afeganistão, com o objetivo de combater a Al Qaeda.

“Esta noite, todos os nossos homens e mulheres de farda – no Iraque, no Afeganistão e em todo o mundo – precisam saber que têm nosso respeito, nossa gratidão e nosso total apoio”, afirmou Obama.

“E, assim como eles precisam ter os recursos necessários para a guerra, nós também temos a responsabilidade de apoiá-los quando eles voltarem para casa”, afirmou, destacando os programas de seu governo para ajudar militares veteranos.

F.Online

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

5 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes