segunda-feira, 29/04/2024
InícioMundoAnúncio de eleições parlamentares na Síria é "ridículo", dizem EUA

Anúncio de eleições parlamentares na Síria é "ridículo", dizem EUA

O Departamento de Estado americano classificou como "ridículas" as eleições parlamentares convocadas pelo ditador da Síria, Bashar al Assad, nesta terça-feira. A instituição ainda pediu o fim da repressão para que possa ter início um diálogo político.

"Celebrar eleições rotineiras para um parlamento sem questionamento algum, em meio à violência que estamos vendo no país, é ridículo", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

A representante americana lembrou a necessidade do fim da violência como o primeiro passo. Ela também relatou que os Estados Unidos possuem informações de que o regime sírio teria instalado minas terrestres nas rotas de escape usadas pelos refugiados para ir às fronteiras de Turquia e Líbano.

"A questão número um é acabar com a violência. Se podemos fazer isso por um dia, uma semana ou um mês, podemos começar com o passo seguinte que é o fornecimento de ajuda humanitária, mas também oferecer espaço para um diálogo político que leve a um processo de transição real".

Nuland ainda disse que a secretária de Estado, Hillary Clinton, mantém contatos diários com o enviado especial da ONU (Organização das Nações Unidas), o ex-secretário-geral Kofi Annan, para monitorar a situação no país árabe.

A porta-voz também anunciou que os Estados Unidos recusaram a proposta russa que convence Damasco a permitir a entrada de observadores internacionais, caso haja fim da violência do regime quanto dos rebeldes.

"Nós recusamos qualquer equivalência entre os assassinatos premeditados da maquinaria militar governamental e as ações dos civis que estão sob assédio e se defendendo".

ELEIÇÕES

Mais cedo, Assad anunciou a realização de eleições legislativas no dia 7 de maio, em meio ao conflito entre oposição e regime que dura um ano, de acordo com a agência de notícias local Sana.

As autoridades esperavam realizar estas eleições no final de 2011, com a promessa de legislativas "livres e transparentes".

Estas seriam as terceiras eleições legislativas na Síria desde a chegada de Assad ao poder em 2000.

Nas últimas legislativas, em abril de 2007, a Frente Nacional Progressista (FNP) –coalizão liderada pelo partido Baath no poder– venceu, sem surpresas, a maioria das 250 cadeiras do Parlamento.

As eleições na Síria foram denunciadas pela oposição e pela comunidade internacional como uma "farsa".

F.COM

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

17 − 1 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes