domingo, 28/04/2024
InícioCidadeAnúncio do zoneamento agrícola da cana gera aflição em MT

Anúncio do zoneamento agrícola da cana gera aflição em MT

O Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAE Cana) será divulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (17/09), às 11h30, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.

A proposta do governo é de proibir a expansão do cultivo da cana-de-açúcar nas regiões dos biomas Pantanal, Amazônico e Bacia do Alto Paraguai, o que afetará 80% do território de Mato Grosso. Dos 141 municípios do estado, 115 estão localizados nestas regiões, os demais, são impróprios à cultura.

“Com esta medida o governo está amputando o setor sucroalcooleiro no estado de Mato Grosso. Caso o anúncio se confirme, um setor que produz 850 milhões de litros de álcool/ano, que gera 20 mil empregos, renda e que move a economia de muitos municípios, estará condenado a morrer por asfixia”, disse o vice presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral.

Outro fator que aflige produtores, indústrias e prefeituras é a forma de como o governo enviará a mensagem para o Congresso Nacional, se em forma de projeto ou decreto lei, “se a proposta for anunciada como decreto lei, estará decretada a morte súbita do setor” declarou Corral.

A expectativa é de que a proposta vá para o Congresso em forma de projeto de lei, pois, somente assim, com uma forte atuação junto à bancada federal, haverá alguma possibilidade de reverter a situação. Isso no entanto, segundo Normando Corral, dependerá do empenho da classe política, especialmente do Governo do Estado que precisa se posicionar de maneira contundente em defesa dos interesses de Mato Grosso.

Elisete Mengatti / Cleber Gellio

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × quatro =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes