quarta-feira, 15/05/2024
InícioPolíticaRiva sugere apresentação mensal de relatório das obras da Copa

Riva sugere apresentação mensal de relatório das obras da Copa

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), sugeriu que o Governo do Estado apresente um relatório mensal das obras da Copa do Mundo para os poderes constituídos.

 

Durante a apresentação nesta segunda-feira (15) das principais intervenções que estão sendo feitas em Cuiabá e Várzea Grande ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Valmir Campelo, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o presidente do legislativo estadual defendeu a realização de reuniões mensais com participação do Governo do Estado, Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual (MPE), TCE e prefeituras das duas cidades.

 

“É importante que esses órgãos sentem à mesa mensalmente para fazer avaliação conjunta do calendário de obras da Copa do Mundo. Juntos, podemos encontrar soluções imediatamente. Por isso, defendo que o Governo do Estado, por meio da Secopa, apresente todos os meses o andamento dos cronogramas para fazermos a análise e vermos o que cada poder constituído pode fazer para colaborar”, argumentou.

 

Riva lembrou que os deputados estaduais visitaram as obras da Copa do Mundo no mês passado e revelou que nova visita será realizada no mês de maio, ainda sem data definida, e no dia 13 de junho, exatamente um ano antes do início do mundial de futebol. Também cobrou a transparência nas obras e informações.

 

“As obras de mobilidade urbana são fundamentais para as duas cidades e ficarão como legado. O Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), do qual sou um dos maiores defensores, é uma obra diferenciada e todos os dias recebo perguntas sobre como está o andamento. Queremos um modal seguro, moderno, ágil e que seja feito com muito critério. Mas como a sociedade nos cobra diariamente, queremos que o Governo do Estado atue com transparência em todas as obras e informações”, disse.

 

APRESENTAÇÃO – O secretário-extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, fez um relato sobre as obras em andamento nas duas cidades e mostrou fotos dos trens do VLT que estão sendo produzidos na Espanha. Após a explicação, enalteceu a atuação dos órgãos de controle. “Está havendo cooperação do TCU, TCE, MPE, estamos fazendo correções a pedido dos órgãos quando é necessário, pois trabalhamos juntos, em parceria. As obras são para a sociedade e se não haver união, dificilmente teremos sucesso”.

 

Relator de fiscalização das obras da Copa no Brasil, o ministro Valmir Campelo afirmou que o TCU está fazendo o trabalho preventivo, dialogando com os gestores e até o momento, não paralisou nenhuma obra no país. “Queremos ajudar e desejamos que a Copa no Brasil seja um sucesso. Cuiabá passa por transformação, a sociedade precisa ter paciência e as obras de mobilidade urbana ficarão como legado para a população de todas as classes sociais. Sabemos dos prejuízos com o trânsito lento na cidade, mas as melhorias facilitarão muito”.

 

Após o evento, Riva afirmou que sai do encontro no TCE mais otimista com a conclusão das obras. “O relator das obras da Copa do Mundo no Brasil mostrou ser rigoroso, mas compreensivo e valoriza o diálogo permanente, postura que reafirma o bom senso dos órgãos de fiscalização”, concluiu. 

 

Representantes dos três poderes constituídos acompanharam o ministro do TCU nas visitas ‘in loco’, dentre elas na Arena Pantanal.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

2 + cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes