domingo, 28/04/2024
InícioSaúdeAnvisa: laboratório contratado pelo Fantástico não está habilitado para realizar testes de...

Anvisa: laboratório contratado pelo Fantástico não está habilitado para realizar testes de efeito de análise fiscal

A Ag&ecircncia Nacional de Vigil&acircncia Sanit&aacuteria (Anvisa) refor&ccedilou nesta segunda-feira (30) a seguran&ccedila dos medicamentos gen&eacutericos produzidos no Brasil. Em nota, o &oacuterg&atildeo fiscalizador trouxe esclarecimentos sobre a mat&eacuteria Fant&aacutestico testa a qualidade dos gen&eacutericos mais vendidos no Brasil, exibida pelo programa na TV Globo, no &uacuteltimo domingo (29).

Na reportagem, foram avaliados 15 rem&eacutedios gen&eacutericos com os princ&iacutepios ativos dipirona s&oacutedica, losartana pot&aacutessica e sildenafila. De acordo com a Anvisa, o Centro de Estudos e Desenvolvimento Anal&iacutetico Farmac&ecircutico (CEDAFAR) da Universidade Federal de Minas Gerais, contratado pela produ&ccedil&atildeo do programa de televis&atildeo para os estudos, nunca foi habilitado pela ag&ecircncia para realizar testes em medicamentos para efeito de an&aacutelise fiscal.

Este tipo de avalia&ccedil&atildeo, que &eacute efetuada em drogas, medicamentos, insumos farmac&ecircuticos e correlatos, destinada a comprovar a sua conformidade com a f&oacutermula que deu origem ao registro, segue regras definidas pela Anvisa. Isso garante a coleta de tr&ecircs conjuntos de amostras do medicamento a ser analisado a possibilidade de o teste ser acompanhado por um perito indicado pela empresa e sua realiza&ccedil&atildeo exclusivamente em laborat&oacuterio habilitado para esse fim.

Esse rigor &eacute necess&aacuterio para evitar concorr&ecircncia desleal entre fabricantes, que poderiam encomendar testes em laborat&oacuterios n&atildeo habilitados apenas para gerar d&uacutevidas sobre produtos concorrentes.

Segundo a Anvisa, o CEDAFAR &eacute habilitado, assim como outros laborat&oacuterios, apenas para realizar ensaios de equival&ecircncia farmac&ecircutica visando o processo de registro de medicamento.

Esses testes s&atildeo, depois de realizados, analisados tecnicamente pela Anvisa, que verifica sua consist&ecircncia t&eacutecnica, juntamente com outros par&acircmetros, e decide pela concess&atildeo do registro.

O CEDAFAR j&aacute teve sua habilita&ccedil&atildeo para realizar esses testes suspensa pela entidade em duas ocasi&otildees, a &uacuteltima delas no per&iacuteodo de 12 de setembro de 2015 at&eacute 3 de fevereiro de 2016, pois nenhum de seus equipamentos, na inspe&ccedil&atildeo realizada pela Anvisa, estava calibrado de acordo com as normas vigentes.

Confira a nota na &iacutentegra.

Fonte: Portal Brasil, com informa&ccedil&otildees da Anvisa.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

17 + 17 =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes