segunda-feira, 29/04/2024
InícioAgronegócioAproximadamente 600 famílias ocuparam a fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Jaciara

Aproximadamente 600 famílias ocuparam a fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Jaciara

O Movimento Sem Terra de Mato Grosso (MST/MT) ocupou nesta madrugada com aproximadamente 600 famílias, a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Jaciara – MT (a 144 km de Cuiabá).

A propriedade é do Grupo Agropecuária Vale Rico Ltda, com mais de 2.186 Hectares, é passível de ser utilizada para fins de Reforma Agrária. A área apresenta irregularidades de títulos e diversos problemas ambientais.

As famílias que participaram da ocupação são oriundas de diversos municípios da região sul do Estado, tal como Campo Verde, Jaciara, Juscimeira, Dom Aquino e demais distritos vizinhos.

Para as lideranças do MST, a ocupação é fruto da concentração fundiária e da riqueza do Estado, bem como do desemprego que avança sobre os trabalhadores. A luta se torna necessária para que essas famílias tenham acesso à terra para produzir seu sustento.

Conforme as lideranças do MST que participaram da ação, os trabalhadores se põem em luta por terra, trabalho e dignidade. “A luta pela terra sempre fez parte da história do povo brasileiro desde a ocupação do Brasil, quando os nobres portugueses desconsideraram completamente os povos indígenas que habitavam esse imenso continente”.

Mato Grosso é um dos estados com maior índice de concentração fundiária, o que acarreta diversos problemas sociais e ambientais. Por isso, também é um estado com forte luta pela terra.

                        A luta pela Reforma Agrária, em defesa do meio ambiente e da vida é justa e necessária e nesse sentido, o MST-MT continua sua luta na organização dos trabalhadores Sem Terra, e na luta pela terra em todo estado de Mato Grosso e do Brasil.

             A ocupação contou com o apoio de lideranças várias entidades sindicais e outros movimentos sociais.

MST: Essa Luta é pra valer

Ocupar, Resistir e Produzir

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

1 × cinco =

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes